Protecção Civil somos todos Nós, cidadãos conscientes e solidários

grandes_sismos

 

Esta imagem é um mero indicador de base científica, onde se revelam quais as regiões do planeta sujeitas aos grandes sismos.
Portugal está situado na região das fortes probabilidades de ocorrerem grandes sismos, estes são os riscos que não estão a ser nem séria, nem preventivamente ponderados e assumidos em Portugal por muitas entidades, designadamente municipais.

Este texto tem por fim, suscitar junto do cidadão essa preocupação e tudo aquilo que significa afinal a Protecção Civil em Portugal e na União Europeia.
É determinante educar e treinar os cidadãos, sensibilizar as crianças como base operacional da resposta imediata à catástrofe, caso ela ocorra, e isso não é feito, salvo em ocasionais momentos de propaganda promocional.

Agora que se chamam os cidadãos, os munícipes para intervirem na sociedade civil através das acções de Voluntariado e também do Associativismo, é altura para se conhecerem as formas de intervenção e a maneira como as autoridades e muitos dirigentes políticos se assumem, como se comportam e acolhem, muitas vezes mal, quem de verdade faz voluntariado com elevação cívica e humanitária.

O que é a Protecção Civil?
Quais devem ser as políticas de Protecção Civil?
Quem é a Protecção Civil?

Protecção Civil é um dever e um direito de todo o Cidadão, não é propriedade do Estado, nem dos governos central e local.

Saiba mais acerca da Lei de Bases da Protecção Civil.

Publicado em Proteccção Civil