ISTNanosat

ISTNanosat

O ISTNanosat-1 é um duplo “CubeSat” que está a ser desenvolvido por estudantes, professores e com a colaboração de especialistas radioamadores da AMRAD (AMSAT-CT). Este nano-satélite é composto por diferentes subsistemas que se integram num único módulo de voo. Este módulo leva toda a tecnologia necessária à maximização do tempo de vida do satélite suportando toda a logística requerida pela missão científica do voo. Esta missão consiste na obtenção de medidas que permitam a caracterização do fenómeno “Flyby Anomaly”.

Em 2011, nasceu o projecto ISTNanosat-1 que se apresenta como o candidato a ser o 1º satélite Português inteiramente construído num contexto académico. Neste projecto, prevê-se a utilização mínima de componentes COTS, i.e. pretende-se a máxima incorporação de tecnologia desenvolvida “in-house”. Este nano-satélite tem uma estrutura 2U e está a ser construído segundo as especificações “CubeSat”. Uma unidade (1U) albergará o módulo de voo.

 

Structure

Este módulo contém todos os subsistemas responsáveis por e.g. determinar e actuar sobre a posição do satélite, comunicações e recuperação e armazenamento de energia. O coração deste módulo é um sistema baseado em microprocessadores que é responsável pelo processamento digital nas comunicações e pelas funções de comando e controlo. Estas funcionalidades são suportadas em dois subsistemas diferentes: Comunicações (COM) e Comando e Processamento de Dados (C&DH). O ISTNanosat-1 também transportará uma experiência científica que estudará o fenómeno conhecido pela designação de “flyby anomaly”. O projecto ISTNanosat-1já demonstrou a intenção de se integrar em projectos de colaboração com outras entidades, nomeadamente com a ESA e correspondentes iniciativas educacionais (“Educational CubeSat Development” e “Fly Your Satellite!’).