Em mais uma pequena jornada pela procura do saber e conhecimento, o IST Taguspark abriu as portas e acolheu os pais, os avós, as crianças e os jovens interessados pelas coisas da cultura científica e educação tecnológica.
Não foram apenas os munícipes e professores do concelho de Oeiras a visitar e participar nesta iniciativa, mas também, outros pais e outras crianças e jovens, de concelhos limítrofes da região de Lisboa, de ambas as margens norte e sul do Tejo, que quiseram participar neste pequeno evento. O grande objectivo do IST a universidade técnica de Lisboa, é dar a conhecer as possibilidades do ensino universitário, aos educandos e educadores.
Esta jornada é uma iniciativa conjunta entre o IST e a AMRAD, com o apoio e participação muito activa de outras entidades quer da matriz educativa e social do concelho de Oeiras, quer do movimento associativo da própria região de Lisboa.
Em parceria com a AMRAD, colaboraram na organização desta actividade a LARS que uma vez mais, foi a responsável pela cadeia de transmissão de televisão do serviço de amador, a ATV, ao lado da importante intervenção dos alunos da escola de formação profissional Val do Rio, que estiveram encarregues da pré e pós produção de vídeo e som da emissão de televisão, difundida para todo mundo através da Internet e regionalmente via rádio. Estes jovens estudantes serão em breve futuros profissionais das televisões.
Acompanharam as actividades educativas, outros alunos de engenharia do IST, provenientes de diferentes licenciaturas, quiseram emprestar aos mais novos, muito do seu conhecimento técnico e científico, adquirido já dentro desta universidade, e quem melhor lhes poderia transmitir tais sentimentos, acerca do saber e do conhecimento.
A Direcção da AMRAD pede desculpas, pelas necessidades de contenção, ao aceitar mais jovens, e do facto de não poder proporcionar mais meios pedagógicos, para este dia diferente, mas tudo isso justifica-se pela ausência de condições estruturais e pela ausência dos apoios necessários e adequados a estes modelos de intervenção educacional junto das escolas.
Para vislumbre de cada um de nós, ao nosso lado, de forma muito incógnita, estiveram outros pais, cidadãos, igualmente formados em áreas técnicas, outros profissionais de engenharia, que não eram amadores de rádio, mas que ali quiseram mostrar aos seus filhos, outros caminhos e outras opções ocupacionais, que um dia os poderão conduzir a profissões de elevado grau de qualificação.
Na imagem em cima, uma avó, entre outras avós que ali estiveram presentes, acompanha atentamente, os progressos funcionais do seu neto, quem sabe, um dia, um potencial profissional de engenharia.
Este evento, foi aberto pela Prof. Dr. Eng.ª Teresa Vazão, com uma breve recepção de acolhimento no campus universitário, dando as boas vindas aos professores e educadores, aos pais e aos possíveis futuros alunos, explicando da importância desta importante estrutura sedeada no Parque de Ciência e Tecnologia de Leião, no concelho de Oeiras.
Na primeira linha, em cima, estão as crianças, os jovens, que são afinal de contas, os nossos próprios filhos e netos.
Eles são o futuro do país e do nosso concelho, são a prioridade de Portugal, ali estavam todos eles, em silêncio, a escutar atentamente, as explicações da anfitriã do IST-Taguspark, na pessoa daquela jovem investigadora, outrora, também ela, uma estudante.
Na imagem em cima, estão os decanos, ali discutem afinal as tecnologias que dominam e as avarias que surgem.
Uma importante nota, relativa aos apoios empenhados e gratuitos da APAC e do nosso colega e amigo António Sebastião, CT1VH, que generosamente se deslocou do Barreiro para Oeiras, com o fim de ajudar a mais este dia de festa e tecnologias, passadas e presentes, quem sabe se projectadas e renovadas com novas aplicações no futuro.
Na Holanda, à mesma hora, na OBS De OCTOPUS, decorria um evento igual, com mais de 600 participantes e cerca de 85 voluntários a enquadrar as actividades educativas, coisa que os amadores portugueses ainda não conseguem mobilizar.