ISTsat-1 na rádio Antena 1

Ontem o jornalista Pedro Guilherme,  da rádio Antena 1, esteve no IST Tagus a colher informações sobre o nanosatélite IST sat -1.

O resumo feito pelo jornalista foi apresentado hoje de manhã na Antena 1.

Publicado em AMRAD, AMSAT, CS5CEP, ISTnanosat, Satélites

O satélite PoSAT-1 lançado há 25 anos

A  rádio antena 1 fez uma reportagem sobre o satélite portguês PoSAT-1, nos seus 25 anos de existencia.

Publicado em AMRAD

Resumo da história do ISTsat-1

Veja aqui um resumo do desenvolvimento do ISTsat-1 desde o seu início.

Publicado em AMRAD

Repetidor digital DMR da AMRAD

Há algumas semanas que o repetidor de DMR da AMRAD tem estado em permanência ligado nas instalações do CS5CEP no IST Taguspark a fazer testes de fiabilidade, antes de ser instalado na torre Norte do IST Alameda, o que ocorrerá no próximo mês. O repetidor foi construído pelo colega Carlos Freitas.

O repetidor tem sido usado por muitos radiamadores. Na fotografia abaixo está a ser usado pelo colega CS7ALB.

Publicado em AMRAD

Bateria do ISTsat-1

Depois de concluído o sistema EPS de aquisição e condicionamento da energia do ISTsat-1 a equipa desenvolveu o módulo de baterias que irão ser sujeitas a testes muito exigentes de validação e conformidade com as exigências da ESA para sistemas que sejam colocados a bordo da ISS International Space Station. O ISTsat-1 será lançado a partir da ISS.

O sistema de baterias é conrolado pela EPS e dispõe de sensores de temperatura das baterias  e dois aquecedores feitos em PCB que ficam intercalados entre cada 2 células de iões de lítio. O sistema da bateria dispõe de circuitos de vigilância e proteção da bateria tanto a nível de tensão como da corrente de carga e de descarga. O módulo da bateria é ligado à EPS através de um conector.

Módulo da bateria do ISTsat-1.

O módulo de aquecimento está intercalado entre cada 2 células de iões de lítio.

Publicado em AMRAD

Ciência Viva 2018- INCISTA

O programa Ciência Viva INCISTA 2018 decorreu durante esta semana de Julho, no IST no campus do Taguspark. O programa contou com a participação de jovens estudantes do ensino secundário (11º e 12º anos) que, assim, fizeram uma introdução a novas áreas da engenharia, tendo em vista incrementar a sua vocação para as áreas tecnológicas.

Image may contain: one or more people, people sitting, screen and indoor

Ciência Viva INCISTA 2018 – Aula de controlo do SUBA com Arduino, com o monitor Quevin Udai — at Instituto Superior Técnico – Campus do Taguspark.

A AMRAD fez a gestão do programa cuja responsabilidade é do INESC-ID mas foi realizado nos Laboratórios do IST Taguspark.

Veja aqui algumas fotografias tirdas durante a atividade.

https://www.facebook.com/pg/leemeeist/photos/?tab=album&album_id=2001746739860322

 

Publicado em AMRAD, Ciência Viva