Nos dias 15, 16 e 17 de Março estão a decorrer as 10ª Jornadas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST no campus da Alameda, em Lisboa.
O evento, está aberto ao público, em geral, e visa divulgar as novas tecnologias presentes no sector de electrotecnia e discutir das necessidades da sociedade, mais propriamente do mercado de trabalho. Como tal, constitui uma plataforma essencial de criação de laços de cooperação entre a universidade e o mundo empresarial, aproximando os alunos das empresas e dando a conhecer as saídas profissionais do curso.
Nas X JEEC estão a ser abordados temas como o Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, Novas Tecnologias e Engenharia Sustentável.
As jornadas são compostas de várias actividades, a saber:
– Exposição de projectos dos centros de investigação e de trabalhos finais de curso;
– Ciclos de Conferências, onde serão abordados e discutidos temas de interesse nacional e internacional no âmbito do sector. Os oradores pertencerão à comunidade científica, ao mundo empresarial e institucional;
– Visitas de estudo a laboratórios do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores e outros centros de investigação ligados ao Instituto Superior Técnico.
A AMRAD em representação do CEP – Centro Espacial Português, um projecto impulsionado pelos Prof’s. Moisés Piedade, Rui Rocha e Guilherme Arroz, criado em parceria pelo IST-Tagus e a AMRAD no ano de 2002, apresentou uma palestra de introdução às tecnologias aeroespaciais, com temas focados na exploração, desenvolvimento e construção de satélites. O painel foi presidido pelo Prof. Marcelino Santos, docente do IST.
A colocação nos mercados de trabalho dos jovens engenheiros, está na ordem do dia, um assunto revelador da preocupação que assola os novos profissionais de engenharia, pela procura de actividades económicas susceptíveis de serem alternativa à presente situação de estagnação e falta de saídas para empreendimentos economicamente sustentáveis, pelo que os desafios da criação e procura de nichos de mercado especializado é um desafio determinante, num país que perde indústrias.
A Sessão de Abertura das X JEEC contou com os seguintes convidados de honra:
Prof. Fernando Santo, Bastonário da Ordem dos Engenheiros,
Prof. João Sentieiro, Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia,
Prof. Vítor Gonçalves, Vice-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa,
Prof. Eduardo Pereira, Presidente do Conselho Pedagógico do IST,
Prof. Luís Borges de Almeida, Presidente do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST,
Prof. Leonel Sousa, Coordenador do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST,
AMRAD em Páginas Sociais