Um emissor a válvulas electrónicas

-------------------------------------------Emissor_de_AM_80m_________________

 

Tal qual, como nos tempos em que muitos de nós, ainda jovens, sem apoios educativos, sem apoios das autarquias (que ainda hoje os não conferem), sem apoios da administração central do estado português, nos iniciávamos e lançámos no estudo e nas práticas técnicas, da aprendizagem das competências que marcaram toda uma vida e carreira profissional e técnica activa.

--------------------------------------------------TX1_______________

 

Eis-nos que, passados mais de 45 anos, dois decanos da Rádio, dois profissionais, dois peritos em radioelectricidade, dois amadores da Rádio, e ainda, dois amigos, quiseram brindar o evento do «dia da tecnologia» que a AMRAD em parceria com o Instituto Superior Técnico realizou no IST-TAGUS em Oeiras, precisamente, através da exibição experimental de um pequeno transmissor de rádio, capaz de emitir em fonia, no serviço de A3E (modulação de amplitude) e de A1A (telegrafia por código de Morse).

-----------------------------------------------------------------TX2__________________

 

Com esta exibição muitos munícipes, muitas crianças e jovens estudantes de engenharia, inclusive, puderam apreciar ao vivo, as técnicas então empregues, na construção e funcionamento de um transmissor de Rádio. Um projecto da autoria e iniciativa de João Martins, CT1WV e Rui Penaguião, CT1ZX.

______________________fonia__________am

 

Na imagem, a exibição de uma transmissão de AM (em carga resistiva, antena fictícia), onde nem faltou o velho rádio receptor transistorizado.

Para tanto, fizeram a colecta e o aprovisionamento de velhos componentes electrónicos, desenharam um circuito electrónico, e recriaram essa construção, cujas imagens e esquema eléctrico, apresentamos nas imagens.

Conforme se vê no diagrama esquemático em cima, até as componentes da tensão de corrente contínua que alimenta em 300V DC as placas das válvulas, foi isolada, como forma de prevenção.

A Direcção da AMRAD agradece a iniciativa.

Publicado em AMRAD