Dia da Técnica – 2008 versus Doe Techniekdag – 2008

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Pais, professores, encarregados de educação, dirigentes associativos, cidadãos europeus, são amadores da rádio, engenheiros e técnicos, juntam-se com as escolas e ATL e proporcionam às crianças do ensino básico, um dia diferente.

É O DIA DA TÉCNICA E DA ESCOLA ABERTA DENTRO DA UNIVERSIDADE

Dia 29 de Março de 2008, é um dia como todos, mas é um dia em que pela primeira vez nas suas vidas, algumas crianças (apenas algumas crianças, porque não existem condições estruturais para incorporar mais), muito jovens, com idades compreendidas entre os 6 e 10 anos, vão ter oportunidade ao vivo, de trabalhar e exercer de forma funcional, as pequenas tarefas técnicas, necessárias ao desempenho e cumprimento de pequenos objectivos.
O objectivo é ver como pode funcionar uma universidade técnica, mas com o apoio de profissionais, de outros professores e jovens alunos, também vão assistir a muitas experiências cientificas, outros vão aprender a montar um circuito electrónico, colocando-o em funcionamento. Esta é uma tarefa que demorará cerca de 3 a 4 horas, mas que tem outra novidade, essa experiência é partilhada com os pais, os irmãos, os familiares mais próximos, que querem acompanhar os seus educandos, mas como se não fosse suficiente, a experiência é partilhada e participada à distância, através da comunicação com as diferentes experiências, com outras escolas e parceiros europeus. Portugal, a partir do concelho de Oeiras, será apenas uma dessas pequenas experimentações.

Este é um programa dedicado ao ensino experimental das ciências, destinado a escolas do ensino básico, promovido pela AMRAD e a LARS em parceria com o IST-TAGUS, faz vários anos que se realiza no concelho de Oeiras. Este ano o «dia da técnica» tem a participação de professores e alunos da escola secundário Luís de Freitas Branco de Paço de Arcos e do Instituto Superior Técnico.

Em anos anteriores estas acções eram desenvolvidas com imenso sucesso, nas instalações do Centro de Juventude de Oeiras.

Infelizmente, as dificuldades estruturais, a falta de instalações adequadas e a ausência de apoios por parte das autoridades, têm limitado a criação e a manutenção técnica de espaços apropriados e dedicados a estas actividades de cultura alternativa e, de algum modo marginal, vista no actual contexto dos tempos livres e dos espaços recreativos existentes no concelho de Oeiras. A escola e a universidade são necessariamente os lugares de excelência.
Considerando mesmo, que, é ao arrepio da criação da Rede Social de Oeiras, que as tradicionais e seculares colectividades do nosso concelho e da freguesia de Barcarena em particular, fortemente apoiadas pela autarquia, não apoiam, estes modelos educativos, e mais, para se aceder a instalações, exigem pagamentos de avultadas quantias, que tornam incomportáveis estas acções de cultura e educação de crianças em idade escolar. Impondo assim medidas de exclusão, em adição, com a ausência dos outros apoios da administração local. Um verdadeiro drama social e educativo.

Este projecto escolar nasceu na Holanda, pela mão de diversos docentes e profissionais de engenharia, que são amadores de rádio, pais e avós, preocupados e empenhados na educação e qualificação técnica dos seus descendentes, entre os quais destacamos Dick Fijlstra, Arie Koning, W. Mugge, Herman Frank, Cor, Arbo Siebesma entre outros colegas holandeses.

Publicado em AMRAD, IST