Por falta de recursos e de apoios da autarquia, apenas duas escolas EB1 da freguesia de Barcarena participam de 4 a 10 de Outubro nas celebrações da «Semana Mundial do Espaço» uma iniciativa da ONU, apoiada pela AMRAD.
Impossibilitados de desenvolver estas actividades educativas nas instalações do Observatório Aeroespacial de Oeiras, a AMRAD tem de ir às escolas, onde em parceria com estabelecimentos de ensino, tem vindo desde há vários anos, a promover acções educativas, ligadas às temáticas do Espaço.
De referir que a ARISS em três certificados seus, ligadas com o tema educativo, seleccionou 5 fotografias de acções desenvolvidas em Portugal, precisamente por actividades da AMRAD, que no concelho de Oeiras, sem ajudas de nenhuma entidade local ou central, tem tentado promover este modelos educativos. Os aspectos emblemáticos, captados em imagens das acções portuguesas feitas em Oeiras, chamaram a atenção dos responsáveis desta entidade americana, que os colocaram em 3 certificados internacionais.
Apenas com os meios criados pela AMRAD, agora impossibilitada de reunir mais crianças e jovens em torno destes temas da Educação, no âmbito da tecnologia e ciência, por falta de instalações para o fazer, esta pequena ONG sedeada no concelho de Oeiras, leva a várias centenas de crianças e jovens, estes assuntos, na esperança de suscitar nos jovens, interesse por temas, que, um dia, podem ser profissão de muitos.
Na imagem em cima, um dos 3 certificado da ARISS International, ilustrado com fotografias de alunos das escolas EB1 Jorge Mineiro de Queluz de Baixo e EB1 Manuel Vaz de Barcarena, durante o lançamento do SuitSat-1 em 2006.
AMRAD em Páginas Sociais