Barcarena foi pioneira na conquista do espaço

anacom moinhos

 

Algures na interioridade do concelho de Oeiras, a freguesia de Barcarena tem marcado no âmbito da ciência e tecnologia, um lugar modesto, mas de vanguarda, no estudo, na gestão e na exploração das tecnologias radioeléctricas, em diversos domínios.

Nos anos de 1930, a partir de Barcarena, lançaram-se as primeiras emissões de rádio, iniciadas pela antiga Emissora Nacional, era a época pioneira da radiotelefonia, onde a radiodifusão de programas musicais e falados, é emitida para todo o mundo, através das ondas-curtas.

O Estado Novo privilegia Barcarena, ao criar na tutela dos CTT, a Direcção dos Serviços Radioeléctricos, que autorizaria a instalação da Emissora Nacional nesta freguesia, lugar a partir do qual se fizeram as primeiras emissões de radiodifusão.

O Estado Novo criava um monopólio sobre «todos os serviços de radiotelefonia, radiodifusão, radiotelevisão, e outros, que venham a ser descobertos e se relacionem com a radioelectricidade». É o ano em que o Amador de Rádio, o «semfilista» Abílio Nunes dos Santos Júnior, CT1AA (ex.P1AA) recebe a Comenda de Mérito Agrícola e Industrial «pelos relevantes serviços prestados em prol da T.S.F. (telefonia sem fios) em Portugal».

A DSR dos CTT é a entidade que a partir de então, regeria todos os aspectos da exploração radioeléctrica em Portugal.
Nos anos de 1940 a DSR instala em Barcarena, os serviços de fiscalização das radiocomunicações, nas instalações que anteriormente pertenceram à Emissora Nacional. Dotada da mais alta tecnologia de rádio e comunicações, para aquela época, no âmbito do trabalho de fiscalização, e também de promoção do conhecimento, muitos técnicos e engenheiros daqueles serviços, acompanhavam o que de mais avançado se produzia no mundo da ciência.

1____sputnik_asm

 

No ano de 1957 a Rússia consegue colocar no espaço, o primeiro satélite artificial da Terra, a partir do qual se emitem os primeiros sinais de rádio produzidos no espaço exterior terrestre. Foi nessa altura, logo nas primeiras órbitas polares que cruzaram o território português, que o Centro de Fiscalização Radioeléctrica da DSR dos CTT, em Barcarena, consegue escutar as primeiras emissões do satélite SPUTNIK, emitidos nas faixas de frequência de onda-curta.

De referir que, também foi a partir de Barcarena, que no ano de 1972, um jovem estudante barcarenense, realiza as primeiras emissões através de um satélite do serviço de amador, o OSCAR-6, o primeiro satélite dotado de um transponder linear, que podia fazer retransmissões a partir do espaço.

Passados mais de 77 anos continuam a funcionar em Barcarena importantes laboratórios e centros de gestão e fiscalização do espectro radioeléctrico. É entre o passado e o presente, a cultura e a história, que a ANACOM quiz preservar e combinar estes aspectos essenciais que melhor caracterizam um Povo e uma Nação, projectando no futuro, saber e conhecimento.

O ICP – ANACOM contribui para a preservação do património cultural, ao recuperar integralmente dois moinhos existentes nas instalações do Instituto, em Barcarena. Baseado num estudo de recuperação encomendado à secção portuguesa da Sociedade Internacional de Molinologia, que fez a recuperação integral e funcional de um dos moinhos – o Moinho da Cruz. Relativamente ao outro – o Moinho da Moita -, optou-se pela instalação de um Centro de Interpretação de Dados.

Os moinhos estão abertos à população escolar, privilegiando-se, a visita de crianças do concelho de Oeiras e dos concelhos vizinhos.

Publicado em História da Rádio