Finalmente, o primeiro satélite, realmente construído em Portugal, tem licença para ir para o Espaço.
O satélite começou por ser estudado por volta de 2011 e, em 2017, a proposta apresentada à ESA pelo projeto ISTnanosat do IST colheu uma avaliação muito positiva e mereceu a aprovação do apoio da ESA.
O ISTASat-1 foi inicialmente previsto para ser lançado em 2019 a partir da ISS, mas a ESA optou por incluir o ISTSat-1 no voo inaugural do foguetão Ariane 6, cujo lançamento foi atrasado devido à pandemia e a sucessivos problemas técnicos. Finalmente, o Ariane 6 irá para o espaço em julho de 2024 e colocará o ISTSat-1 em órbita a cerca de 560 km de altura, o que lhe dará uma vida espacial prevista de 3 a 10 anos.
Uma equipa do IST entregou o satélite à ESA em 25 de março de 2024 e, a partir desta data, deixou de contactar com ele.
A equipa do IST encontrou, ao longo do desenvolvimento do projeto, obstáculos burocráticos devido à falta de enquadramento legal completo para que o satélite pudesse ser licenciado e registado por Portugal.
É a Anacom, enquanto autoridade espacial que acautela as responsabilidades internacionais do Estado português e os interesses estratégicos nacionais, além de impor um conjunto de deveres em matéria de sustentabilidade e segurança espaciais.
O processo de licenciamento foi desbloqueado e, finalmente, o ISTSat-1 teve a autorização necessária para ser lançado no Espaço e operar os seus sistemas de telecomunicações.
“A ANACOM dá luz verde ao satélite do Técnico ISTSat-1, para ir para o Espaço” é a notícia que acaba de ser revelada por alguns órgãos de comunicação social:
O Jornal Económico, SIC notícias, Jornal de Negócios, SapoTek, TSF, Rádio na Suiça, Notícias ao minuto
Linkedin; Observador; ITnews1;ITnews2; INESC-ID; Gunter Page; Instagram; RTP; ESA
Opinião da ESA:
“The data that ISTSat-1 receives from the aircraft flying around the world will be transmitted to a ground station in Portugal and cross-checked with official aircraft ADS-B flight data. If they match, then the students can say they successfully built an operational satellite that flew on the first launch of Europe’s new rocket Ariane 6 – an impressive line to put on your CV.”
Pode obter mais informação sobre o ISTSat-1 nos seguintes sítios:
Podcast do IST sobre o 1º Cube-sat português.
“O que é o ISTsat-1?”
ISTSAT – Site Oficial
Os passageiros escolhidos para o 1º voo do Ariane 6
Artigos no site da ESA onde é referido o ISTSAT-1
Notícia sobre o lançamento do Ariane 6 (que dará boleia ao ISTSAT-1)
AMRAD em Páginas Sociais