O Espaço na Educação Científica dos Jovens.
Acompanhados pelos pais e encarregados de educação crianças residentes na Freguesia de Barcarena, alunos do ensino básico (entre os 6 e 10 anos de idade) que frequentam o Centro de Actividades de Tempos Livres e a Escola Primária de Barcarena participaram em diversas actividades ocupacionais e educativas no Observatório Aeroespacial de Oeiras.
As actividades são baseadas em exercícios funcionais, acções de sensibilização e de promoção da cultura da ciência e tecnologia, onde as crianças participam em temáticas apelativas, focadas na exploração espacial, em saber e descobrir a maneira de viver, de alimentar e trabalhar no espaço exterior da Terra, ou em como se fazem as comunicações com a estação espacial internacional.
Os pequenos exploradores de Barcarena, numa acção inovadora, tiveram depois oportunidade de fazer ao ar livre algumas práticas de localização de sinais de rádio, emitidos por pequenas radiobalizas, dissimuladas no jardim contíguo ao Centro de Juventude Oeiras.
A AMRAD deu início neste dia 8 de Janeiro de 2006, a um programa integrado, dirigido para as escolas e centros de tempos livres da Freguesia de Barcarena, onde durante 4 anos, se irão efectuar programas de sensibilização, ocupação, educação e qualificação de crianças, nas áreas da ciência e tecnologia, recriando e qualificando.
A estratégia é a de desmistificar as coisas da ciência e despertar vocações e orientações escolares, que mais tarde permitam conduzir estes futuros alunos do ensino secundário para melhores opções profissionais mais a gosto de cada jovem.
AMRAD espera merecer apoios quer da autarquia, quer dos organismos responsáveis pela educação, incluindo corpos docentes de cada um dos estabelecimentos de ensino.
No final cada um dos alunos, em conjunto com os educadores, fizaram a interpretação de cada uma das acções, que depois serão desenvolvidas em trabalhos escolares.
AMRAD em Páginas Sociais