Investimentos na Educação, ARISSat-1 pronto para o lançamento

testes_arissat-1

 

O coordenador do projecto ARISSat-1/RadioSkaf V comunica que terminaram os testes do satélite, e que este passou todos os testes de vibração. O ARISSat-1 foi enviado para Houston para realizar mais testes de integração, será enviado para a Rússia durante o mês de Outubro, para ser submetido aos testes da experiência Kursk, testes efectuados dentro do cilindro de alumínio da parte superior da nave, através de um mock-up usado nos testes de vibração do foguete.

A equipa técnica do ARISSat-1 vai embarcar para a Rússia os dois satélites do modelo ARISSat-1, os satélites de voo e de reserva (backup).

O satélite ARISSat-1 vai ser enviado para a ISS em Janeiro de 2011 transportado a bordo de uma nave russa Progress 41P, onde o satélite será depois manualmente lançado em órbita durante uma actividade exterior da ISS, a EVA R-28, prevista para decorrer em Fevereiro de 2011.

A bordo do ARISSat-1 seguem diversos trabalhos de alunos de escolas portuguesas, integrados em programas educativos promovidos em Portugal pela AMSAT-CT (AMRAD) o membro português da ARISS desde a sua fundação.

O satélite educativo ARISSat-1/RadioSkaf V é composto de um transmissor para VHF com os serviços de FM, CW, BPSK e de um transponder linear de UHF/VHF dotado de tecnologia SDR (software defined radio). As transmissões múltiplas são criadas pelo transponder SDR, cujos recursos são os seguintes:

– Transmissões em F3E (FM) entre ciclos de identificação de voz, de telemetria e 24 mensagens de voz, com saudação internacional em 15 idiomas (pela primeira vez com mensagem em português, gravada por jovens alunos integrados em programas da AMRAD).

– Transmissão ao vivo de imagens de televisão de varrimento lento (SSTV).

– Transmissões em A1A (CW) emitindo o indicativo de chamada, telemetria e indicativos de pessoas activamente envolvidas com o programa ARISS.

– Transmissões em BPSK com um novo protocolo 1kBPSK desenvolvido para poder ser recebido em condições de baixa relação sinal/ruído. Os dados de telemetria emitidos em BPSK serão alternadas com os dados da experiência Kursk.

– As condições de funcionamento e configuração da estação terrena, assim como o software de desmodulação da telemetria serão fornecidos antes do lançamento.

– O experiência Kursk para amostragem da quantidade de vácuo é emitida pelo satélite, os seus dados vão mapear a variação do vácuo relativa à espiral da descida orbital do ARISSat-1.

– Seis painéis solares produzem a energia eléctrica do satélite, carregando as suas baterias. Quando a bateria se esgota o satélite continua a enviar dados num modo de baixa energia quando iluminado.

Os dados da telemetria emitidos à voz e as saudações faladas em diferentes idiomas, são aspectos educativos de promoção da ciência e tecnologia, tendo por fim sensibilizar as crianças e jovens em idade escolar, para o ensino das ciências e da matemática, tentando despertar vocações e incentivar as crianças a praticar coisas ligadas com as ciências radioeléctricas, o único meio que lhes permitirá receber sinais e comunicar com os satélites, acompanhando o seu progresso, e ajudando a traçar novos rumos na vida.

arissat-1

 

O satélite ARISSat-1 dispõe ainda de palavras secretas nos idiomas transmitidos à voz (incluindo o português produzido pela AMRAD), as palavras secretas são alvo de prémios que serão entregues a quem identificar correctamente essas palavras chave.

Haverá também um concurso para ver quais os radiotelegrafistas que conseguem receber correctamente os indicativos emitidos em CW. Os dados da telemetria estão disponíveis ao vivo quer via satélite, quer através da Internet para as escolas e os amadores de rádio que desejem estudar o funcionamento e os dados emitidos pelas experiências a bordo do satélite durante as suas órbitas ao redor da Terra.

Um vez mais, se comprova que a excelência e a base do Radioamadorismo universal está contida na sua capacidade endógena de produzir importantes factores de desenvolvimento, a partir de elementos e serviços gratuitos focados na educação científica e na auto-aprendizagem de todos aqueles que, em liberdade, desejam elevar as suas competências tecnológica e o seu saber científico.

Missão do ARISat-1: EDUCAÇÃO

Plano de frequências do ARISSat-1:

plano_bandas

 

15 Idiomas:

– Alemão
– Bengali
– Catalão
– Chinês
– Castelhano
– Francês
– Hebraico
– Holandês
– Inglês
– Italiano
– Japonês
– Nepalês
– Português (alunos portugueses, dos programas promovidos pela AMRAD)
– Russo
– Sueco

E ainda 24 diferente saudações emitidas por crianças. Mensagem de saudação de Yuri Gagarin, e palavras secretas (também em português), para concurso.

Publicado em ISS, Satélites