No âmbito da parceria estabelecida entre a AMRAD e o IST-Taguspark, estão em curso no Centro Espacial Português (CS5CEP) diversos trabalhos de I&D (investigação e desenvolvimento) coordenados pelo Prof. Moisés Piedade, onde participam professores e alunos do IST, investigadores e profissionais de engenharia membros da AMRAD ligados à industria nacional.
Durante o presente mês de Agosto, aproveitando a tranquilidade do verão e a libertação das outras obrigações profissionais, estão a ser desenvolvidos diversos trabalhos na área da física, mecânica e electromagnetismo, tendo por fim o estudo e caracterização de aplicações focadas em duas áreas de manifesto interesse, o transporte de energia sem fios e o funcionamento de antenas de reduzida dimensão física, para suportar radiocomunicações tácticas em baixas frequências, designadamente em instalações veiculares de combate, num projecto participado por Mariano Gonçalves, Carlos Neta e Vítor Silvestre.
O trabalho em curso pretende caracterizar e desenvolver novas aplicações para as antenas de loop, determinando parâmetros entre antenas de loop simples e multi-turn, comparativamente ao modelo do dipolo. O objectivo deste trabalho é tornar a radiação dominante do dipolo numa pequena antena sintonizada, conferindo ganhos de direcção em alternativa às elevadas perdas de eficiência. Os resultados estão a ser conseguidos e são francamente animadores.
No seguimento destes trabalhos, serão feitas publicações documentais e um workshop sobre antenas, física de plasmas e propagação ionosférica aberto a alunos e profissionais.
AMRAD em Páginas Sociais