Dr. Isaltino Morais visita NanosatLab do IST

O nano satélite ISTSat-1 faz hoje, dia 9 de abril, 9 meses de vida no Espaço, continuando a operar e a comunicar com a Terra transmitindo os seus dados vitais fundamentais. A tempestade Martinho destruiu a principal antena de comunicação com o satélite, situada no edifício do IST Taguspark, antena que está agora a ser restaurada. Os dados vitais do satélite tem sido recebidos e enviados à equipa, pelo radioamador Paulo Delgado, CT2GUR, com uma estação, localizada fora de Lisboa, que não foi afetada pela tempestade.

A equipa do ISTSat-1 ofereceu alguns expositores com réplicas, não funcionais, do ISTSat-1, a várias entidades que foram relevantes no desenvolvimento do satélite e na autorização da licença para ser lançado no Espaço.

Foram oferecidas réplicas ao Conselho de Gestão do IST, à Câmara de Oeiras, à Profª. Elvira Fortunato (ex ministra) e à PTSpace (a ser entregue brevemente).

No dia 7 de abril o Senhor Presidente da Câmara de Oeiras, Dr. Isaltino Morais visitou o NanosatLab, o Laboratório onde foi desenvolvido a maior parte do ISTSat-1, no edifício do IST no Taguspark. No desenvolvimento do satélite participaram também os Laboratórios do INESC-ID e do Instituto de Telecomunicações, situados em Lisboa.

Visita divulgada pelo IST.

Visita do Dr. Isaltino Morais, vista pelo próprio, publicada no Instagram.

Visita do Dr. Isaltino Morais, vista pelo próprio, publicada no Facebook.

O Dr. Isaltino Morais mostrou-se entusiasmado com a visita e manifestou a disponibilidade para a Câmara de Oeiras apoiar, quer estudantes de pós-graduação, quer o trabalho de I&D desenvolvido pela equipa na área dos nano-satélites realizados no concelho de Oeiras.

No fim da visita, a equipa do ISTSat-1 ofereceu um pequeno quadro explicativo do interior do ISTSat-1 para que seja colocado ao lado da réplica que anteriormente tinha sido oferecida à câmara de Oeiras.

Detalhe do interior do ISTSat-1.

Publicado em AMRAD