O nano satélite ISTSat-1 faz hoje, dia 9 de abril, 9 meses de vida no Espaço, continuando a operar e a comunicar com a Terra transmitindo os seus dados vitais fundamentais. A tempestade Martinho destruiu a principal antena de comunicação com o satélite, situada no edifício do IST Taguspark, antena que está agora a ser restaurada. Os dados vitais do satélite tem sido recebidos e enviados à equipa, pelo radioamador Paulo Delgado, CT2GUR, com uma estação, localizada fora de Lisboa, que não foi afetada pela tempestade.
A equipa do ISTSat-1 ofereceu alguns expositores com réplicas, não funcionais, do ISTSat-1, a várias entidades que foram relevantes no desenvolvimento do satélite e na autorização da licença para ser lançado no Espaço.
Foram oferecidas réplicas ao Conselho de Gestão do IST, à Câmara de Oeiras, à Profª. Elvira Fortunato (ex ministra) e à PTSpace (a ser entregue brevemente).
No dia 7 de abril o Senhor Presidente da Câmara de Oeiras, Dr. Isaltino Morais visitou o NanosatLab, o Laboratório onde foi desenvolvido a maior parte do ISTSat-1, no edifício do IST no Taguspark. No desenvolvimento do satélite participaram também os Laboratórios do INESC-ID e do Instituto de Telecomunicações, situados em Lisboa.
Visita do Dr. Isaltino Morais, vista pelo próprio, publicada no Instagram.
Visita do Dr. Isaltino Morais, vista pelo próprio, publicada no Facebook.
O Dr. Isaltino Morais mostrou-se entusiasmado com a visita e manifestou a disponibilidade para a Câmara de Oeiras apoiar, quer estudantes de pós-graduação, quer o trabalho de I&D desenvolvido pela equipa na área dos nano-satélites realizados no concelho de Oeiras.
No fim da visita, a equipa do ISTSat-1 ofereceu um pequeno quadro explicativo do interior do ISTSat-1 para que seja colocado ao lado da réplica que anteriormente tinha sido oferecida à câmara de Oeiras.

AMRAD em Páginas Sociais