Crianças de Oeiras vão tentar novo contacto com astronautas da ISS

000_iss_qso

 

Os alunos das escolas primárias Jorge Mineiro de Queluz de Baixo, Manuel Vaz de Barcarena e a escola secundária Camilo Castelo Branco de Carnaxide, são as crianças e jovens que em Abril de 2006 não conseguiram efectuar uma comunicação por rádio com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, a bordo da estação espacial internacional, por incapacidade de agenda.

iss_02

 

Nesta data, a AMRAD e a ARISS-Europe (Amateur Radio on International Space Station) estão a calendarizar com a NASA, ESA e Agência Federal Russa do Espaço e Energia, um novo contacto via rádio já para Março de 2007.

Directamente do Observatório Aeroespacial de Oeiras, e através da rádio, as crianças desta feita em inglês, irão colocar questões aos astronautas da expedição 14, que estão a viver e a trabalhar a bordo da ISS, a estação espacial internacional.

iss_03

 

A AMRAD considera que do facto dos alunos não terem tido a possibilidade de se expressarem em português, está será uma boa ocasião de provar às crianças do ensino básico, da importância de aprender e saber falar outros idiomas europeus.

iss_01

 

Assim duas crianças do ensino básico, seleccionadas, irão colocar as suas perguntas em língua inglesa. As restantes perguntas serão conduzidas por alunos do ensino secundário, dos 11º e 12º anos, da escola secundária Camilo Castelo Branco, de Carnaxide.

iss_05

 

Além disso, a AMRAD está a conduzir formas que irão permitir que o Coronel Marcos César Pontes, possa finalmente dar e em português, uma palestra ainda mais ampla, para as crianças e jovens do concelho de Oeiras e da região de Lisboa.

Publicado em ISS