Os alunos das escolas primárias Jorge Mineiro de Queluz de Baixo, Manuel Vaz de Barcarena e a escola secundária Camilo Castelo Branco de Carnaxide, são as crianças e jovens que em Abril de 2006 não conseguiram efectuar uma comunicação por rádio com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, a bordo da estação espacial internacional, por incapacidade de agenda.
Nesta data, a AMRAD e a ARISS-Europe (Amateur Radio on International Space Station) estão a calendarizar com a NASA, ESA e Agência Federal Russa do Espaço e Energia, um novo contacto via rádio já para Março de 2007.
Directamente do Observatório Aeroespacial de Oeiras, e através da rádio, as crianças desta feita em inglês, irão colocar questões aos astronautas da expedição 14, que estão a viver e a trabalhar a bordo da ISS, a estação espacial internacional.
A AMRAD considera que do facto dos alunos não terem tido a possibilidade de se expressarem em português, está será uma boa ocasião de provar às crianças do ensino básico, da importância de aprender e saber falar outros idiomas europeus.
Assim duas crianças do ensino básico, seleccionadas, irão colocar as suas perguntas em língua inglesa. As restantes perguntas serão conduzidas por alunos do ensino secundário, dos 11º e 12º anos, da escola secundária Camilo Castelo Branco, de Carnaxide.
Além disso, a AMRAD está a conduzir formas que irão permitir que o Coronel Marcos César Pontes, possa finalmente dar e em português, uma palestra ainda mais ampla, para as crianças e jovens do concelho de Oeiras e da região de Lisboa.
AMRAD em Páginas Sociais