Um Amigo de Oeiras, um admirador de Portugal

2007_marcospontes

 

Marcos César Pontes nasceu no dia 11 de Março de 1963, sob o signo do peixe, na cidade de Bauru, no interior do estado de São Paulo, no Brasil.

O Tenente-Coronel Marcos Pontes tornou-se em Abril de 2006, no primeiro astronauta de língua lusófona a viajar numa missão espacial, a desenvolver experiências científicas a bordo da ISS, a estação espacial internacional.

Marcos Pontes tem prosseguido uma longa carreira de formação e treino, desde que em Bauru terminou o liceu aos 17 anos de idade. Concluía depois o bacharelado em tecnologia aeronáutica na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no estado de São Paulo. Iniciando em 1989 o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, concluído a licenciatura em engenharia. Em 1998 Marcos Pontes é mestre em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey, Califórnia, nos Estados Unidos da América.

Como militar, o Tenente-Coronel Marcos César Pontes foi graduado com distinção pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica do Brasil, onde prosseguiu carreira como piloto de ensaios da aeronáutica, recebendo diversas condecorações do Instituto de Aviação e Espaço (IAE) e EMBRAER. Em Junho de 1998 foi seleccionado para o programa espacial da NASA, iniciando nesse ano, uma nova carreira de formação e treino na NASA. Em Dezembro do ano de 2000, Marcos César Pontes é nomeado oficialmente Astronauta da NASA, nos EUA.

Marcos Pontes é um militar de carreira, é piloto aviador e astronauta/cosmonauta, ele é um homem das ciências e da tecnologia, que luta pela elevação das competências individuais e colectivas. É um brasileiro que promove e prossegue uma lógica de valorização do conhecimento humano, e que tem levado essa mensagem junto das crianças e dos jovens, numa busca incessante pelo desenvolvimento sócio económico e o bem-estar social de todos.
Uma visão sensível, proveniente dos homens fortes e corajosos que no Mar e no Ar, junto dos elementos e da natureza, aprendem lá longe a olhar a Terra de fora para dentro.

Pontes é um defensor da educação, mostrando sempre nas suas palestras e depoimentos que vale a pena investir na educação e ensino das crianças e jovens de um qualquer país, e já manifestou pessoalmente a sua admiração pelo interesse das crianças do concelho de Oeiras na sua viagem espacial, dizendo que um dia, em breve, ele quer retribuir essa manifestação e poder conhecer Portugal.

A AMRAD manifesta o seu apreço, numa homenagem singela, por aquele jovem e empenhado trabalhador de Bauru, por este brasileiro que se torna hoje num exemplo de dedicação, de trabalho e sucesso, dizendo a Marcos Pontes que as portas da amizade, estão abertas para o receber.

 

Publicado em ISS