As ciências e a exploração espacial na escola EB1 Jorge Mineiro

eb1queluz1

 

No âmbito do projecto de ciências e exploração espacial para a educação das crianças do ensino básico e pré-primário criado pela AMRAD em Janeiro de 2006, tem sido efectuado pela estrutura educativa do Observatório Aeroespacial de Oeiras (um organismos de ciência ao vivo criado pela AMRAD em 2000) que em articulação com o corpo docente, visita escolas da freguesia de Barcarena, levando às crianças o desafio da exploração espacial, na forma de histórias e aventuras de ciência e tecnologia.

Hoje dia 2 de Março, termina precisamente o primeiro ciclo de palestras na escola EB1 Jorge Mineiro de Queluz de Baixo, começando as crianças a fazer um conjunto de pequenas actividades, enquadradas e apoiadas quer pelos docentes, quer pela AMRAD, no sentido de ensinar e levar a criança a estudar e construir pequenos modelos de aeronaves e satélites que serão colocadas a voar em voos sub-orbitais simulados. Sendo que, cada dispositivo criado pela imaginação destes jovens alunos, será dotado de um dispositivo electrónico, que emitirá sinais de rádio (telegráficos e de voz digitalmente gravada), como um verdadeiro satélite de pequeníssimas dimensões (menos de 250 gramas, de forma aproximadamente cúbica, com cerca de 10 centímetros por aresta).

Nas imagens, alunos das Turmas 3º ano A e 4º ano A da escola EB1 Jorge Mineiro de Queluz de Baixo, acompanhadas pelas professoras Dr.ª. Susete Pedro e Edite Santos.

Publicado em Experiências