No âmbito da parceria estabelecida entre a AMRAD e o IST-Taguspark, que resulta na fundação em 2005 do Centro Espacial Português – CS5CEP, com o fim ajudar a suportar os meios tecnológicos e científicos necessários ao estudo e desenvolvimento de sistemas electrónicos e aeroespaciais, a AMRAD cria em 2008 um Laboratório de Electrónica, agora dotado de equipamentos para testes mecânicos e ambientais, capaz de suportar normas militares MIL-STD, empregues no desenvolvimento de satélites e equipamento militar.
A instalação dispõe de um sistema amplificador digital de banda larga de classe D, controlado por microprocessadores, que foi projectado com base nas mais recentes tecnologias que permitem efectuar múltiplos testes de vibração aleatória e ressonância mecânica.
O sistema dispõe de uma unidade lógica de controlo de alta velocidade, capaz de funcionar até 112 kHz com uma potência máxima de 25 kVA e uma estabilidade de variação menor que 0,05% para uma eficiência de 92%, suportado por uma mesa de vibração electrodinâmica.
O laboratório mecânico está a ser instalado no concelho de Oeiras, sob a coordenação de um conselho científico e pedagógico, composto por professores universitários e profissionais de engenharia do tecido industrial nacional.
Tendo o radioamadorismo por meio educativo, AMRAD tem vindo a privilegiar a criação de condições para o treino técnico e a formação científica de jovens estudantes e à procura do primeiro emprego, num esforço concertado para o desenvolvimento económico e social.
AMRAD em Páginas Sociais