Integrado nas celebrações da Semana Mundial do Espaço o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva e o Centro Ciência Viva da Amadora, com o apoio da ARISS e AMRAD, colocaram hoje mais de 300 alunos, de escolas do concelho da Amadora, em ligação directa com o astronauta da ESA Frank De Winne, ON4FDW.
Foi mais uma experiência ligada com as coisas do espaço, que cerca de 20 alunos da Amadora, conseguiram adicionar ao seu curriculum de cultura científica.
Nas imagens, o momento em que a directora do Ciência Viva Prof. Dr. Ana Noronha proferia um breve introdução sobre a missão do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, nos minutos que precederam a ligação via rádio à ISS (a estação espacial internacional).
Esta jornada teve o modesto contributo da AMRAD, que foi proporcionado por Voluntários desta ONGD, um trabalho coordenado por Diogo Sentieiro, CT2HEW e Fabiano Moser, CR7/PY5RX com a colaboração pedagógica de Rui Penaguião, CT1ZX e Rui Caldeira, CT1DNJ.
Em cima, a satisfação pessoal dos veteranos, do sentido cívico de poderem dar um pequeno contributo pela elevação cultural da ciência e tecnologia, enquanto espaço alternativo de educação e outras competências.
A moderação foi do próprio presidente da ARISS – International, Gaston Bertels, ON4WF, membro honorário da AMRAD, o responsável pela ligação telebridge foi a estação belga ON4ISS, coordenada pelo Philippe Van Houte, ON5PV, na imagem em baixo.
Os exploradores do espaço foram os alunos da Amadora, a Mafalda, Daniela, Miguel, Alexandre, Tomé, Mariana, Ana, Carlos, André, Diogo, Bernardo, Ricardo, Ana Sofia, Gonçalo, Bernardo, Adriana, Andreia, Sara, Rodrigo, João, Mafalda, Daniela e o Miguel.
Em cima, a imagem ilustra o espanto e fascínio dos jovens pela comunicação com o astronauta. Uma aventura a repetir.
Gravação integral da comunicação com a ISS em mp3
AMRAD em Páginas Sociais