AMRAD foi pioneira em Portugal, ao procurar suscitar nas crianças e nos jovens, novas motivações e jogos de lazer e competição, tendo por meio as ciências radioeléctricas e isso tem-no feito de forma absolutamente empenhada.
Faz mais de 10 anos que criámos um jogo que então denominávamos por «onde está a onda hertziana» e que tem vindo a evoluir e crescer, no fundo tratávamos de aplicar os conceitos empregues na radiolocalização.
Foram estas aplicações e meios técnicos que o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva explorou mediante novas abordagens da ciência e tecnologia, proporcionando a várias dezenas de estudantes do concelho da Amadora uma experiência diferente e um olhar divertido sobre estas temáticas.
São temáticas onde o radioamadorismo científico pode desempenhar um papel determinante.
Nesta actividade, de parceria com a AMRAD, os alunos foram desafiados a encontrar vários emissores espalhados pelo Jardim de Água somente com o auxílio de um receptor de rádio. Aplicando os mesmos recursos que um qualquer grupo de biólogos faria, na radiolocalização de espécies animais.
De referir que a própria AMRAD foi fundada precisamente a partir do apoio que em 1999 a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica conferiu a 3 projectos Ciência Viva, que se autonomizaram em 2001 e decidiram prosseguir focados no ensino experimental das ciências radioeléctricas através do Serviço de Amador e Amador de Satélite.
AMRAD em Páginas Sociais