O Voo do satélite SuitSat-1 está prestes a terminar

suitemvoo

 

As estimativas sobre a capacidade da energia eléctrica a bordo do satélite SuitSat-1 (imagem em cima) é de cerca de 9 a 10 dias.

Segundo esta previsão, o satélite SuitSat-1 que foi lançado por uma missão EVA de bordo da ISS, durante a noite de 3 para 4 de Fevereiro pelas 23:03 horas UTC, deverá emitir sinais de rádio apenas até ao fim de semana de 12 ou 13 de Fevereiro.

Nesta fase, considerando que a missão do satélite educativo está próxima do fim por falta de autonomia eléctrica, é muito necessária a recolha de mais dados de telemetria.

Não se conseguiu determinar os motivos que motivaram a muita baixa radiação do sistema transmissor do SuitSat-1, estima-se que deverá rondar os cerca de 1 a 2 mW (0 a 3 dBm) de ERP apenas, contra os 500 mW (27 dBm) inicialmente previstos.

Devemos considerar que toda a missão e voo orbital do SuitSat-1 foi para todos os efeitos um tremendo sucesso, de equipa e pedagógico.

A AMRAD, AMSAT-CT e ARISS – Portugal, querem felicitar toda a equipa da ARISS – International, que em apenas 3 semanas, consegue colocar este projecto em ponto de funcionamento, pronto para ser lançado desde a estação espacial internacional (ISS).

Todos esperamos agora pela oportunidade de construção e lançamento de um novo satélite o Suitsat-2.

Publicado em AMSAT, ARISS, ISS, Satélites

Deixe uma resposta