O 2º Canal de TV aconteceu em 1957 e o 3º já «existia» em 1968

______________CT1IH_TVA

 

A SIC, o 3º canal de televisão nacional, difundiu hoje e muito justamente, uma homenagem a CT1NB, uma lenda viva, da excelência do radioamadorismo português e da cultura da ciência e tecnologia, numa rubrica dedicada ao pioneiro da televisão em Portugal, porque CT1NB iniciou as suas emissões experimentais de TV ainda antes da RTP, no ano de 1954.

Na imagem, CT1NB Charters de Azevedo e CT1IH Levy Augusto de Carvalho, outro pioneiro da televisão de amador ou TVA, quando das suas emissões experimentais na faixa de 431,250 MHz.
Momentos, do outro Radioamadorismo, que se elevava e praticava em Portugal, há 40 anos atrás.

A AMRAD, quer deixar aqui, um público reconhecimento, pela obra ímpar desses pioneiros das muita altas frequências, nomeadamente a CT1NB, e a título póstumo a CT1IH, CT1ST, CT1KQ, CT1CO e tantos outros pioneiros de então, que acicatavam a juventude a prosseguir nos estudos científicos.

_________________monsanto_zk_wo___________

 

Em cima, momentos de convívio na serra de Monsanto em Lisboa, à noite, quando das emissões televisivas de CT1NB, na imagem vimos o filho de CT1NB, CT1KH Ricardo Charters de Azevedo, CT1ZK Carlos Neta e ainda CT1OW Luís Corte-Real (falecido), entre outros amadores e curiosos.

________________CT1NB0_________

 

Imagem actual de CT1NB, na sua mais recente transmissão televisiva, 54 anos depois daquelas que iniciou como pioneiro, e amador de rádio.

Um obrigado aos colegas e amigos CT1ZX e CT1WV, assim como aos repórteres de televisão e amadores da Rádio, Nuno Fróis, CT1EBM e Diogo Sentieiro, CT2HEW.

Publicado em História da Rádio