Marcos Pontes chegou à Terra aterrou em segurança

landingpontes

 

A nave russa Soyuz que trouxe os astronautas americano William McArthur, o engenheiro de voo russo Valery Tokarev e o brasileiro Marcos César Pontes aterrou em segurança às 05:47 UTC do dia 9 de Abril, no deserto do Cazaquistão.

A bordo da estação espacial, o astronauta brasileiro realizou oito experiências científicas, uma delas sobre a germinação das sementes do feijão, proposta por crianças de escolas de São José dos Campos.

Durante a viagem espacial, Marcos Pontes participou em diversas entrevistas e videoconferências, conversou com o presidente Lula da Silva, comunicou com muitos radioamadores, fez um contacto ARISS com uma escola brasileira e faltou a dois encontros, agendados pela ARISS para comunicar com alunos de 3 escolas de Portugal.

A operação de resgate dos astronautas decorreu de madrugada, com uma temperatura de -10°C e ventos fortes. Momentos antes foi avistado por um avião de localização, a cápsula rasgava os céus a cerca de 28.000km/h, lembrando um cometa em virtude da cauda incandescente, produzida pelo atrito na atmosfera, dissipando-se alguns segundos depois.

Com aparência cansada, Marcos Pontes comentou que: “Acho que valeu a pena o sacrifício feito, levei para o espaço a bandeira do Brasil. A mensagem que gostaria de deixar é para os jovens, de que com persistência se chega onde quer”.

A AMRASE, a AMRAD e a ARISS tentam agora todos os esforços, para que em breve, Marcos César Pontes, PY0AEB, possa de viva voz fazer o ARISS School Contact que as imposições científicas, não lhe permitiram realizar da ISS com as 3 escolas do concelho de Oeiras em Portugal.

Publicado em ARISS, ISS