O ISTSat-1 está praticamente pronto para ser entregue à Agencia Espacial Europeia (ESA), quatro meses antes do lançamento previsto para o último trimestre deste ano de 2022. Segundo a ESA, o ISTSat-1 será lançado a partir do novo foguetão Ariane 6, na sua viagem inaugural, juntamente com outros satélites.
O ISTSat-1 é o primeiro satélite maioritariamente projetado e construído em Portugal. Em 2017 teve um grande impulso pois ganhou o patrocínio da ESA através do programa FYS “Fly Your Satélite” destinado à promoção das tecnologias do espaço nas universidades.
Trata-se de um projeto de alta tecnologia, inovador, feito maioritariamente por estudantes e professores do IST e beneficiou do suporte da AMRAD, de vários institutos de investigação ligados ao IST (INESC-ID, IT, IDMEC, etc.) e, também, de várias empresas.
O controlo do satélite será feito a partir da estação de rastreio de satélites CS5CEP, um projeto que começou em 2004 com um financiamento inicial do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores do IST. Em 2006, a AMRAD deu um grande contributo para a realização da estação de rastreio de satélites que é uma referência mundial no âmbito universitário.
Pode obter aqui mais informação através do PODCAST do IST sobre ISTSat-1:
E, também, a partir de dezenas de notícias publicadas na página da AMRAD:
AMRAD em Páginas Sociais