Os alunos da 5ª Turma do 11º Ano da Escola Secundária Rainha D. Leonor em Lisboa, visitaram o Centro Espacial Português – CS5CEP, a funcionar no
IST-Taguspark em Leião, Porto-Salvo.
A visita tinha por propósito conhecer mais de perto os mecanismos tecnológicos e os princípios científicos que permitem a exploração aeroespacial, designadamente o suporte de vida e as radiocomunicações com satélites tripulados.
Os alunos manifestaram-se interessados nos temas e tiveram oportunidade de ver e experimentar alguns dos sistemas em funcionamento no CS5CEP.
A Escola Secundária Rainha D. Leonor em Lisboa poderá no âmbito do projecto educativo do satélite ARISSat-1, tornar-se numa escola activa no rastreio deste satélite, cuja data de lançamento está agendada para Fevereiro de 2011, data a partir da qual poderão ser seguidas as suas emissões.
De referir que o satélite ARISSat-1 transporta a bordo imagens e sonoridades de alunos de escolas do concelho de Oeiras, que nos últimos 2 anos, participaram neste projecto, criado com o apoio da ESA, NASA e Energia Russa. Um projecto promovido pela AMSAT e ARISS de que a AMRAD é delegada nacional e está activamente associada desde a sua fundação.
A AMRAD estima que dezenas de escolas do ensino básico e secundário, da região metropolitana de Lisboa, e do concelho de Oeiras, envolvendo algumas centenas ou milhares de alunos, crianças e jovens, venham a participar neste projecto em Portugal.
AMRAD em Páginas Sociais