Electrónica e radiocomunicações para crianças

circuito paralelo

 

A AMRAD coloca a funcionar um programa ocupacional a partir de Janeiro de 2006 para as escolas do ensino básico da freguesia de Barcarena, a freguesia menos menos favorecida do concelho de Oeiras.

É um projecto-piloto que irá levar às escolas do ensino básico e centros de actividades de tempos livres coisas simples e apelativas feitas a partir daquilo que é possível exemplificar e fazer através do radioamadorismo técnico. Onde a AMRAD pretende despertar o interesse para as coisas da técnica e habilidade de fazer, motivando as crianças logo a partir dos 6 anos de idade.

A estratégia é fazer com que as crianças, progressivamente, se venham a interessar por coisas temáticas associadas à técnica, a começar pelo desempenho funcional, ou ainda, pela física, matemática e outras disciplinas que se podem aprender a jogar e brincar nos tempos livres.
Este projecto está associado com o programa de satélites miniaturas, feitos com latas e garrafas de sumo o «CanSat».

Mais tarde são as crianças que vão fazer os seus lançadores de satélites, feitos a partir de balões solares de ar quente.

Esta iniciativa tem o apoio de um anónimo, mas a AMRAD espera receber apoios quer da autarquia, quer do tecido empresarial, o projecto é um desafio lançado aos industriais da região.

Publicado em Experiências