Duas escolas de Barcarena participam em projecto de ensino europeu

=====letonia_octopus

 

No âmbito da REDE SOCIAL e da COMISÃO SOCIAL DE FREGUESIA dois novos instrumentos legais de desenvolvimento social, muito importantes, na procura de espaços educativos e ocupacionais alternativos, onde a AMRAD em parceria com duas escolas de ensino básico e centros de actividades de tempos livres, com o apoio de pais e encarregados de educação da freguesia de Barcarena, têm feito todos os esforços para envolver as crianças, em programas educativos, que sejam simultaneamente apelativos e recreativos, capazes de motivar os alunos a participarem.

Para o ano lectivo de 2007-2008 está em curso um novo projecto de parceria, que envolverá escolas de cinco países da União Europeia, abrindo assim às nossas crianças (aos nossos filhos e netos, irmãos, primos, sobrinhos, amigos, crianças da Nossa comunidade …) novos horizontes ao encontro de uma nova Europa de comunidades, e a aprendizagem em múltiplas línguas, há semelhança do projecto que no ano anterior 2006-2007 a AMRAD desenvolveu com uma escola da Holanda.
Neste ano estão envolvidas escolas do ensino básico da França, Hungria, Letónia, Holanda e Portugal que se juntam ao projecto «CLICK» (children learn international communication knowledge).

Infelizmente, e conforme se tem referido (porque o assunto é muito grave e muito preocupante) a autarquia do concelho e da freguesia, retirou em Março de 2007 todos os apoios, incluindo a interdição de acesso a instalações da própria autarquia. De todas as formas, os projectos prosseguem, sem restrições.

Esperamos num próximo futuro, conseguir sensibilizar os nosso autarcas eleitos, para a importância destes modelos de participação cívica e educativa, demonstrando que estes, numa escala com outras prioridades, são modelos de intervenção determinantes para a elevação cívica dos nossos futuros cidadãos, ou sejam: as crianças e jovens de hoje, designadamente, aqueles que nasceram e vivem ou terão de viver quer na freguesia de Barcarena, quer no concelho de Oeiras. Só o tempo nos dirá.

De todas as formas, ensaiar novos modelos de intervenção e participação cívica, não é crime, e nestes termos, justificam-se cada dia mais, da necessidade de uma nova intervenção, num quadro de cidadania plural e activa.

=====OCTOPUS

 

Nas imagens, aspectos da escola holandesa OCTOPUS a parceira das escolas de Barcarena e Queluz de Baixo.

Publicado em AMRAD