Na cidade holandesa de Zwolle, todos os anos durante o mês de Março, a comunidade local de amadores de Rádio realiza um conjunto de actidades, que envolvem várias disciplinas do radioamadorismo, como formas possíveis de despertar nas crianças em idade escolar, o interesse pelas coisas da ciência e da tecnologia.
Neste próximo ano de 2007 durante o mês de Março, a AMRAD também irá partilhar destas experiências educativas, envolvendo crianças portuguesas no mesmo projecto holandês.
O assunto está em estudo desde há alguns meses, através da colaboração de dois colegas holandeses, Cor – PD0RKC e Dick – PA0DFN.
O «Dia da Tecnologia» envolve actividades multidisciplinares, de referir as radiocomunicações via satélite e ou via ISS, a televisão de amador ou TVA, a rádio-orientação (ARDF ou radiolocalização) e ainda, a reciclagem de componentes e materiais electrónicos, uma forma de identificar riscos e aprender a os aspectos funcionais e técnicos que envolvem a electrónica e a educação ambiental, um aspecto que a AMRAD enfatiza nas suas acções educacionais.
Nas imagens, vimos as crianças da escola de Zwolle na Holanda, a desmontar placas de circuitos impressos, recuperando componentes eléctricos e electrónicos para reciclagem, que depois até poderiam ser vendidos no mercado de reciclagem.
De referir o interesse que todas estas actividades suscitam nos docentes da escola, que se misturam com as crianças, participando e partilhando em novas experiências do mundo das ciências e da radioelectricidade.
O Observatório Aeroespacial de Oeiras – CS1RAD é a estrutura da AMRAD que é gestora destas acções, e que ao que tudo indica, se realizarão em Portugal, numa parceria com a Holanda.
Este projecto deverá envolver o intercâmbio de crianças de ambos os países da União Europeia, ou sejam, alunos de escolas básicas do concelho de Oeiras e da cidade holandesa de Zwolle.
Infelizmente, e ao contrário da Holanda (dado que estamos em Portugal) organismos como a AMRAD não recebem, nem apoios do ministério da ciência e tecnologia, nem sequer apoios do ministério da educação, muito embora a AMRAD há mais de 5 anos que executa projectos para as escolas do concelho (gratuitos), com o fim de apoiar a Escola, e promover a Cultura da Ciência e Tecnologia em Portugal (no concelho de Oeiras).
Em Março de 2007, a escola de Zwolle na Holanda e algures, diversas escolas de freguesias do concelho de Oeiras, estarão ligadas via satélite, permitindo a estas crianças e jovens de Portugal e da Holanda ensaiarem novas experiências sobre ciência e tecnologia do espaço.
AMRAD em Páginas Sociais