ISTnanosat no Colóquio da AMSAT-UK

amsat-ct_coloquio_2

Nesta segunda sessão do colóquio internacional de ciências e tecnologias espaciais promovido pela AMSAT-UK, depois de um pequeno break para almoço, acabaram de concluir as seguintes apresentações da Inglaterra, Itália, Alemanha e Portugal.

STRaND-1 – Behind the scenes for launch, pelo Dr Chris Bridges, Lecturer in On-Board Data Handling at Surrey Space Centre, University of Surrey

AMSAT-DL Presentation por Peter Guelzow DB2OS, presidente da AMSAT-DL

An amateur study about X-band satellite availability por Pierluigi Poggi IW4BLG

ISTNanosat-1 por João André H. Ferreira do consórcio AMSAT-CT – IST/TULisbon

amsat-ct_coloquio_joao

Excelentes trabalhos, com importantes contributos, contudo, cumpre realçar o trabalho português, que João Ferreira um jovem engenheiro soube defender e esclareceu brilhantemente, suscitando natural interesse do Dr. Chris Bridges, um perito da SSTL, nas imagens em cima .

Sem sombra para dúvidas: parabéns ao execelente trabalho do João Ferreira, acompanhado, criticado e sempre acicatado pelo Prof. Rui Rocha.

Esperamos que em Portugal se consigam reunir os meios determinantes, em voluntariado, em competências e também em meios materiais e alguns financeiros, que Nos permitam finalmente colocar no espaço, um satélite, estudado, desenvolvido e fabricado todo ele em português, e para Portugal, a ser partilhado pela comunidade internacional e parceiros da CPLP.

De foguete lançador já dispomos, trata de um moderno modelo Vega da Ariane, com o apoio da ESA a Agência Espacial Europeiam cujo lançamento no espaço está previsto para o final do ano de 2014 (julgamos que para depois da “crise”).

Saiba mais em: BATC – Televisão de Amador via Internet

Publicado em AMSAT