CMO vai apoiar ISTnanosat

Decorreu hoje  das 15 h às 18 h, a reunião agendada entre membros do ITQB, da AMRAD e do IST e o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, CMO,  Dr. Paulo Vistas.

Sendo o ISTnanosat o primeiro satélite totalmente construído em Portugal e sendo Oeiras o  o concelho mais desenvolvido do País, cientificamente falando, o Dr Paulo Vistas manifestou extremo interesse em apoiar financeiramente esta iniciativa. Vai agora ser elaborado um protocolo de colaboração entre a AMRAD , o IST, o ITQB  e a CMO.

Na reunião, além do Dr. Paulo Vistas,  participaram:  do ITQB o Prof. Ricardo Louro e a Dra Alexandra Veiga; da AMRAD, o Prof Moisés Piedade e, do IST, o Prof. Rui Rocha. O Prof Guilherme Arroz foi o mentor desta reunião e esteve presente.

Na reunião foi apresentada o protótipo de uma célula geradora de energia baseada em bactérias (ITQB) e que fará  parte de uma das 3 experiências científicas a bordo. A AMRAD e o IST  apresentaram a nova placa do processador de comunicações que já foi testada e ambientes hostis e  uma placa preliminar de um espectrómetro óptico ainda em desenvolvimento (2ª experiência científica a bordo). Foi ainda apresentado  um modelo do nanosatélite   (escala  1:1),  feito na impressora 3D instalada no IST Taguspark pelos alunos do Núcleo de Estudantes de Engenharia Electrónica , N3E.

 

 

Publicado em AMRAD, IST, ISTnanosat