As réplicas do ISTSat-1

No dia 9 de março o ISTsat-1 fará 8 meses de vida no Espaço. Continua a sua caminhada brindando-nos com a transmissão de dados que ilustram a sua saúde.

O ISTnanosatLab decidiu oferecer a entidades selecionadas, quatro expositores de réplicas do ISTSat-1, cuja construção foi realizada pelo colega radioamador Moisés Piedade, CT2ZO.

Na passada 5a feira, pelas 11 h, o Dr. Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, recebeu a oferta de um dos quatro expositores de réplicas do ISTSat-1, que estão a ser produzidos . O expositor foi entregue pelos colegas radioamadores Rui Rocha, CT2KJR, Moisés Piedade, CT2ZO e pelo investigador doutorado do IST, João Paulo Monteiro.

O Dr. Isaltino Morais ficou extremamente agradecido à equipa e fez logo, de improviso, um vídeo, com o seu telemóvel, para marcar este acontecimento. Na parte da tarde do mesmo dia, numa apresentação do programa Júlia da televisão SIC, o Dr. Isaltino Morais aproveitou para explicar como faz os seus vídeos, de improviso e que tanto sucesso têm tido nas redes sociais. Usou, como exemplo, o vídeo que tinha feito na parte da manhã com a equipa que lhe ofereceu o expositor da réplica do ISTSat-1.

Veja aqui um resumo do vídeo final que agora foi publicado.

https://www.instagram.com/reel/DGv5q4Ssgh0/?igsh=MXB2eWw2OXRiMTJ3dw==

Neste momento, além do modelo de engenharia do ISTSat-1, completamente funcional, onde se fazem testes de alteração de algum software do ISTSat-1, existe a versão ISTSat-1 planar (Flat Sat) que permite interligar todos os módulos do satélite de forma a poder aceder a todos os sinais dos módulos e das suas interligações, o que não é possível fazer de forma fácil no modelo de engenharia.

São 7 as réplicas não funcionais do ISTSat-1, construídas pelo colega Moisés Piedade, até agora. Duas réplicas no ISTnanosatLab (IST Taguspark), uma na exposição existente no TIC do IST, 4 réplicas para os expositores a oferecer a entidades. Está prevista a construção de mais uma réplica para a escultura interativa “Cegonha e Garça- Transportadora Espacial” que será exposta no Museu Faraday do IST. Está prevista a realização da escultura “ISTSat-1 Explodido” (em construção, também para o Museu Faraday) que irá expor os sistemas originais funcionais, interiores do ISTSat-1.

“Cegonha e Garça- Transportadora Espacial”
Expositor de réplica do ISTSat-1

Publicado em AMRAD