AMRAD no Museu das TM

No dia 10 de Janeiro, alguns sócios da AMRAD visitaram o Museu das Transmissões Militares, podendo apreciar como o Exército Português esteve sempre a par das novas tecnologias de comunicação. A Direcção da AMRAD agradece a visita que foi proporcionada pelo Coronel Costa Dias , bem como todos os ensinamentos que transmitiu.

Pudemos observar um exemplar do 1º telégrafo impressor que foi desenvolvido pelo americano David Hughes em 1855 e que poucos anos depois entrou ao serviço no exército português.

hughestelegrafo

Um dos primeiros rádios existentes em Portugal é o magnífico receptor/emissor Ducretet-Popov que fez a primeira transmissão de rádio em 1901 na parada do Quartel do atual Regimento de Transmissões (na Graça) (ver Diário de Noticias de 18 de Abril de 1901). No receptor de rádio  rádio foi usado um coesor melhorado, ver A Rádio Passo a Passo.

ducretet_popov2

 

Em 1909 o Exército comprou 4 estações Telefunken (2 fixas e 2 hipomóveis), ficando as estações fixas a fazer a ligação Paço de Arcos – Trafaria),  ver história das Transmissões Militares.

Um dos mais espetaculares rádios é o magnifico exemplar do rádio Ducretet-Popov da década de de 1920-1930, que pode ver na figura seguinte:

Ducreteexercito1A visita ao Museu das Transmissões Militares foi realizada pelos colegas Fernando Casimiro (fotógrafo), Moisés Piedade, Rui Rocha , Pedro Santos, Victor Silvestre e o  Coronel Costa Dias  (4º da esquerda para a direita).

visitaMTM1

Publicado em AMRAD, Exposições, História da Rádio