Uma equipa da AMRAD colaborou ativamente no lançamento do balão construído no projeto Balua por 3 dos seus associados, lançado no dia 4 de Abril em Braga.
A equipa da AMRAD em colaboração com uma equipa da LARS, transmitiram em tempo real o vídeo do lançamento efetuado na Escola Dona Maria II.
Dadas as condições atmosféricas adversas a carga do balão foi projetada para que este não suba muito e poder cair dentro do território nacional. A altura estimada foi de 22 km e o local de queda foi em Abreiro, a cerca de 80 km de Braga, muito perto do local previsto. Um agricultor da povoação em que o balão caiu pensou tratar-se de um objeto extraterrestre e chamou outro trabalhador rural, especialista em Radio, que tinha tirado cursos de Rádio por correspondência, da antiga Radio Escola e do Centro de Instrução Técnica, muito activas nos anos 60 e 70.
Na fotografia seguinte pode ver os dois camponeses analisando o objeto extraterrestre. (O camponês que tem os restos do balão é o senhor Pikinhas e o outro é o especialista tecnológico da povoação).
AMRAD em Páginas Sociais