A AMRAD e o projecto cívico e social onde se insere, para o qual emergiu desde a sua fundação há mais de 25 anos, teve por fim estabelecer parcerias e sustentar sinergias entre organismos públicos e privados, com o objectivo de promover o desenvolvimento e o bem-estar social de todos, e nunca, o de algumas classes apenas.
Com tais propósitos, a direcção e sócios da AMRAD apoiaram (estrutural, material e até financeiramente) logo na primeira hora, a instalação e fundação do novo agrupamento de escuteiros da Outurela, um projecto social e educativo, há muitos anos desejado pelo pároco desta paróquia, o padre José Manuel, um missionário com vasta obra desenvolvida em África, e com elevado espírito de missão.
Imagens exterior das instalações e sede do agrupamento da Outurela
Com poucos recursos materiais e estruturais, o novo agrupamento da Outurela tem sentido dificuldades na criação e desenvolvimento das suas novas instalações, situadas no Alto dos Barronhos, na freguesia de Carnaxide.
Tratando-se de um desafio social e educativo, a direcção da AMRAD, em termos interdisciplinares e no estrito âmbito das suas competências, tem vindo a fornecer ajuda material que tem faltado à instalação deste novo agrupamento, incluindo a montagem de divisórias nas obras de estruturação da sede, e ainda, a instalação permanente de um centro de radiocomunicações para a área educativa e da promoção da cultura da ciência e da tecnologia.
Trata-se de criar áreas temáticas dedicadas, susceptíveis de ajudar a promover acções de treino e ajuda humanitária nas radiocomunicações de emergência e da protecção civil e ainda, dar suporte das actividades escutistas do Jamboree No Ar (Jamboree On The Air – JOTA) que se celebra neste mesmo mês de Outubro.
Imagens das obras de renovação e montagem de paredes divisórias
O projecto consta da instalação de uma estação fixa permanente, um centro destacável de comunicações a funcionar a partir da nova sede, ambos estão equipados de todos os meios técnicos essenciais, para suportarem as radiocomunicações de emergências nas faixas de comunicações de HF, VHF e UHF, dotada das comunicações digitais e analógicas e ainda de televisão de amador e sistemas de radiolocalização.
A finalidade é apoiar as crianças e jovens menos favorecidos deste bairro social do nosso concelho, oferecendo janelas de oportunidade a essas juventudes, na procura incessante das novas vocações e orientações profissionais.
Imagens das obras de renovação e montagem de paredes divisórias
Iguais apoios tinha a AMRAD há cerca de 6 anos atrás, conferido ao agrupamento de Barcarena, cujos fundadores e dirigentes, cerca de 12 elementos, estão hoje ligadas à fundação deste novo agrupamento da paróquia da Outurela, uma obra que tem suscitado enorme motivação quer junto da comunidade paroquial, quer ainda da Junta de Freguesia de Carnaxide.