Technics Day no Tagus Park

Technics Days no Tagus Park

SAPO Lifestyle

20 mar 2009 17:26Atualidade

Ciência e tecnologia em convívio com jovens de todas as idades a 21 de Março

Technics Days no Tagus Park

Voos de helicópteros eléctricos, máquinas a vapor e caminhos de ferro, robôs e uma estação de rastreio de satélites são alguns dos pontos altos do Technics Day, que se celebra amanhã, 21 de Março, no Instituto Superior Técnico Tagus Park, em Lisboa. A iniciativa dedica-se a jovens do ensino básico e secundário, e respectivos pais e familiares.
Dedicado à temática “Dia da Técnica e da Universidade Aberta”, o evento decorre entre as 09h00 e as 16h00. Além do convívio de alunos com a ciência e tecnologia através de experiências e jogos pedagógicos, está ainda previsto que as crianças presentes possam construir robôs, modelismo e aeromodelismo e trocar experiência com jovens de outros países.
Com organização da Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação, Educação e Desenvolvimento (Amrad) e do CS5CEP – Centro Espacial Português do IST Taguspark, e em parceria com a OBS De OCTOPUS da Holanda, o Technics Day permite o ensino experimental das ciências entre pais e alunos, sendo apoiado por profissionais, especialistas, professores e alunos do IST Taguspark.
Durante o dia, os jovens poderão utilizar ferramentas e equipamentos simples, nunca antes utilizados, que lhes permitem desenvolver pequenas tarefas como pequenos módulos e circuitos electrónicos, pequenas aeronaves e modelos de rádio controlados, que serão depois testados e colocados em funcionamento.
Durante o dia, os alunos estarão em contacto directo, através de meios rádio e das radiocomunicações, com alunos de outras escolas europeias (Holanda, França, Hungria e Letónia), que fazem parte do projecto CLICK – Children Learn International Communication Knowledge, interagindo em conjunto e partilhando experiências.
De acordo com Moisés Piedade, Professor do Instituto Superior Técnico, Taguspark, «este será um Sábado diferente do habitual para pais e jovens, com o objectivo de demonstrar a importância das ciências e tecnologia, desmistificar a universidade e preparar para o ingresso no mundo universitário».
«Os alunos poderão ainda enviar, receber e decifrar mensagens difundidas através de meios radioeléctricos colocados ao dispor das crianças durante o evento.”, acrescenta Mariano Gonçalves, da AMRAD.
Os jogos, que se prolongam durante a tarde, são compostos pela construção de módulos electrónicos; “vapor vivo”, máquina a vapor e o caminho-de-ferro; modelismo e aeromodelismo (com voo de helicóptero eléctrico); envio e deciframento de mensagens através de ligações e comunicação via Internet e via Rádio, recuperação de peças de placas electrónicas, orientação (“Onde está a Onda Hertziana?”) e mostra técnica, colocando em funcionamento os módulos construídos.
Poderão também ser feitas visitas aos laboratórios e à nova Estação de Rastreio de Satélites CS5CEP do IST Taguspark. No encerramento da jornada, serão entregue às crianças os módulos feitos por elas e colocados em funcionamento.
20 de Março de 2009
Veja ainda:
Orientação vocacional
Voluntariado
Que tipo de ouvinte és tu?
Exame… as melhores dicas
Gestão do tempo

Publicado em AMRAD