Na terça-feira dia 18 de Abril irão decorrer diversas comemorações alusivas à fundação em Paris, no ano de 1925, da União Internacional de Amadores de Rádio, a IARU.
Neste ano de 2006, o tema para as celebrações não é o DX, mas simplesmente «Amateur Radio – a gateway to information and communications technologies for today’s youth».
Na generalidade dos países desenvolvidos e cultos, o tema da juventude e da educação, é um assunto recorrente faz mais de 30 anos, ele é geralmente exercido por uma larga maioria das sociedades, com a excepção (sempre …) de Portugal, que liminarmente, tudo fez para impedir em 2001 que a Juventude tivesse um acesso legítimo e natural, à Cultura da Ciência e Tecnologia, designadamente através do Serviço dos Postos Emissores de Amador, (vulgo radioamadorismo).
Mas ele há males que vêem por bem.
Foi face ao ostracismo então imposto pela portuguesa associada da IARU, ao impedir a criação de estruturas focadas no tema ora proposto para as celebrações do 18 de Abril de 2006, que surgiu a determinação e competência, que resultaria na fundação da AMRAD, uma prova cabal em como os horizontes então propostos, são hoje e sempre, valores fundamentais.
A História se encarregará de julgar os factos.
AMRAD em Páginas Sociais