A missão: Falar para o Espaço
A experiência decorreu num lugar muito aprazível, bem ao lado de um dos centros de excelência das Ciências Radioeléctricas, os Laboratório de Radiometria e Centro de Fiscalização Radioeléctrica da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, em Barcarena.
A missão era a de falar com o espaço, mas no final, foi escutar tudo aquilo que do espaço vinha e que a propagação em linha de vista, nos deixava receber através de ondas electromagnéticas, portadoras de pequeníssimas quantidades de energia, medidas em pouquíssimos micro-voltes de sinal de rádio, nas frequências de 145, 435 e 1.260 MHz.
Um dia de sol brilhante, proporcionou-nos afinal uma forma invulgar de celebrar a semana da C&T ou da Ciência e da Tecnologia, em profunda ligação com a Natureza do lugar, lá bem no Alto do Paimão, algures no vale de Barcarena, na terra onde outrora funcionou a primeira emissora de radiotelefonia.
Experimentação, celebração e encontro de gerações, presentes nas memórias da história deste concelho que tanto se deseja diferente e em progresso plural e multidisciplinar. Mas não está, nem o concelho, nem a freguesia.
Um momento de lazer, no campo, algures neste Nosso concelho.
Um convívio entre novos e graúdos, onde se aprendeu e ensinou, coisas da C&T, da Ciência e da Tecnologia.
AMRAD em Páginas Sociais