Em Portugal, crianças e jovens impedidos de experimentar Ciências

AMRAD_CLOCK 2007 _________

 

A divisão de projectos educativos da ESA, realiza múltiplas e regulares actividades com o fim de oferecer aos estudantes universitários europeus oportunidades de participação em projectos espaciais.

Estas oportunidades envolvem os estudantes na construção de satélites, foguetes sonda e campanhas de balões. A finalidade é motivar quer professores, quer alunos, para os temas da ciência e da exploração espacial.

A Agências Espacial Europeia – ESA apresenta agora um novo programa com o fim de mobilizar jovens estudantes universitários, para novas carreiras profisisonais, sendo a indústria espacial, a ajudar a desenvolver a economia e o bem-estar social na União Europeia.

Enquanto a ESA convida jovens para trabalhar em ESTEC na Holanda, ao contrário, em Portugal, nalguns lugares ainda, são impostas medidas marginais, contra o futuro das nossas Juventudes, impedindo que sejam realizados programas educativos, através por exemplo do ensino experimental das ciências, mediante actividades associativas que apenas tem por fim, a motivação das crianças e jovens para os assuntos da Ciência e Tecnologia. Formas alternativas e suplementares de educação e formação, que poderiam de algum modo contribuir para o desenvolvimento social e económico de Portugal, o país mais pobre da UE.

Ver mais desenvolvimento em AMSAT-CT.

Publicado em AMSAT