Amadores de Rádio a bordo da Estação Espacial Internacional
A secção da AMRAD que promove as comunicações com a ISS
ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL
A estação espacial internacional denominada de ISS – International Space Station é um projecto espacial internacional, cuja construção teve inicio no ano de 1999, e que se encontra em fase de montagem modular. A estação tem permanecido sempre habitada, desde o início da sua construção, por sucessivas tripulações e expedições que se vão revezando, onde muitos dos seus tripulantes e cientistas são também amadores de rádio.
Este projecto espacial deu origem à fundação da ARISS – Amateur Radio on the International Space Station que foi criado por organizações de amadores de rádio vocacionadas para as comunicações espaciais e via satélite, obtendo o apoio das agências espaciais dos países parceiros no consórcio de construção da estação espacial, e que são os EUA, Rússia, Europa, Canadá, Brasil e Japão.
Os astronautas, cosmonautas e especialistas das missões quando voam para a ISS, têm sempre como companhia, o radioamadorismo.
Desde 1983 que o Radioamadorismo tem estado presente em mais de duas dezenas de missões do Space Shuttle. Dezenas de astronautas usaram o sistema de radioamador, o projecto SAREX, para falar com milhares de crianças de escolas, com as suas famílias na Terra, enquanto estavam em órbita. Foram pioneiros nas experiências de rádio no espaço, incluindo televisão e mensagens de texto, bem como comunicações de voz. Os Russos tiveram um programa similar para os cosmonautas a bordo da estação espacial MIR, incluindo para as comunicações de emergência, quando a MIR tinha problemas graves.
A ARISS foi criada em 1996 com o objectivo de prosseguir um trabalho idêntico àquele que já tinha sido feito na estação espacial MIR e no Space Shuttle.
Em 1996, delegados das principais associações e da AMSAT, em oito países, assinaram um documento, para formar a ARISS.
A Estação Espacial Internacional tem equipamento de radioamadorismo a bordo desde Novembro de 2000.
A NASA e a Organização Espacial Russa assinaram documentos onde explicam qual o papel e lugar do radioamadorismo na ISS. Foi entretanto criada uma equipa de trabalho denominada ISS Ham para estabelecer a interface de suporte no desenvolvimento de hardware, treino de tripulações e operações em órbita.
Os Radioamadores que trabalham a bordo da ISS tem origem nos países promotores da estação internacional, que são, os EUA, Rússia, Japão, Europa e Canadá, todos eles membros da ARISS, que é a entidade internacional que promove os projectos e mantém em operação os sistemas de rádio, do serviço de amador, instalados na ISS.
A ARISS – Europe é a entidade europeia da ARISS, sendo este organismo composto pelas associações que nele estão oficialmente associadas e reconhecidas.
A primeira instalação de sistemas de rádio para o serviço de amador, já está em operação. É através desta estação de rádio que os astronautas da ISS fazem as suas comunicações durante os seus tempos livres, nomeadamente com os Radioamadores e grupos de estudantes das escolas e universidades em todo o planeta Terra.