Reconhecemos que da globalização, poderão advir algumas desvantagens. Mas o facto é o de que o mundo com a comunicação se tornou mais próximo de todos.
Das facilidades da comunicação podem nascer novas vantagens, se as soubermos utilizar e colocar ao dispor de todas as civilizações, na base do respeito e da tolerância pelas diferenças culturais e civilizacionais. A língua é neste contexto, um factor determinante que ajuda na comunicação e no desenvolvimento.
Confiante nestes pressupostos a AMRAD está a apoiar iniciativas que tiveram origem em outros países europeus, designadamente o programa educacional «Octopus». Este projecto escolar, é uma rede de escolas de diversos países europeus, com culturas e línguas muito variadas, mas onde as crianças se comunicam numa língua comum. Inserido neste projecto escolar a European Platform’s Comenius e que foi apoiado pela autoridade municipal da cidade de Zwolle na Holanda, está o CHIP – Communication Helps International Progress.
Tal como a animação demonstra os alunos e as escolas, estão animadas de múltiplas e divertidas tarefas educativas, e inter-escolares.
Aqui os professores envolvem as crianças nos assuntos comunitários e internacionais, é o caso da UNICEF. Para tanto Meester Arie o professor, faz um acordo com as suas turmas, caso se obtenham 500 Euros para a UNICEF, ele cortaria o seu bigode.
A classe conseguiu reunir uma quantia de 3.000 Euros em donativos para a UNICEF e sem mais hesitações o Meester Arie cortou mesmo o seu farto bigode.
AMRAD em Páginas Sociais