O agregado de antenas Yagi para o ISTSat-1

As novas antenas para melhorar a receção dos sinais do ISTSat-1, têm vindo a ser construídas em duas fases: a)-montagem dos elementos básicos e b)- construção da infraestrutura de suporte do agregado.

A estrutura de suporte das antenas tem vindo a ser construída com tubos e barras em fibra de vidro graciosamente fornecidos pela empresa STEP.

A construção tem seguido o projeto inicialmente concebido mas tem havido algumas adaptações.

Projeto inicial da antena gigante.

A fase inicial teve inicio no dia 8 de outubro, véspera da data de comemoração dos três meses de vida do ISTSat-1, contando com dois trabalhadores radioamadores especializados: Moisés Piedade – CT2ZO e Rui Rocha – CT2KJR. O trabalho foi duro, demorou todo o dia, mas, felizmente, os trabalhadores sobreviveram.

Aspeto da antena a meio da tarde de 8 de outubro.

Devido às previsões climáticas desfavoráveis, os trabalhos só recomeçaram do dia 12 de outubro, na parte da tarde, juntando-se à equipa inicial do dia 8 mais um trabalhador, um emigrante legal no IST Taguspark, também radioamador, Jorge Matias- CT2HBZ. Os trabalhos terminaram com a determinação do cento de gravidade da estrutura total, já com com as antenas montadas, para definir o ponto de ancoragem das antenas ao eixo do rotor de antenas.

Dois trabalhadores, no IST Taguspark, (emigrantes legais) , Jorge Matias e Moisés Piedade.
Publicado em AMRAD