Novas antenas de VHF na estação CS5CEP

O IST e a AMRAD resolveram montar um agregado de duas novas antenas Yagi para a banda de VHF de radioamadores, tendo em vista melhorar a capacidade de receção da emissão proveniente do ISTSat-1. Cada antena dispões de duas antenas Yagi, ortogonais, para se obter a capacidade de receber ondas eletromagnéticas com polarização circular.

As novas antenas são gigantes pois têm 6,5 m de comprimento e devem estar separadas de cerca de 4 m, o que obriga a construir uma estrutura reforçada, para suportar as antenas, em materiais resistentes que não sejam eletricamente condutores.

No dia 6 de setembro, os radioamadores Rui Rocha, CT2KJR, e Moisés Piedade, CT2ZO, visitaram a empresa STEP que fabrica estruturas reforçadas em fibra de vidro, para ver se a empresa produzia  materiais apropriados para construir o agregado de antenas. O Engº Ruano, sócio e administrador da STEP, recebeu a equipa muito amavelmente e proporcionou uma visita guiada à empresa.  Propôs-se oferecer os materiais que fossem necessários para construir o agregado de antenas. Desde logo ficou claro que os visitantes não tinham meios de transporte para as grandes peças em fibra de vidro.

No dia 13 de setembro, o radioamador Vitor Silvestre CT1WO, acompanhado de Luís Rodrigues, CT1EEQ, trouxe o seu velho camião TIR, de caixa aberta, para transportar os materiais em fibra de vidro da STEP para o IST. Depois de cortadas as peças e carregada a carrinha verificou-se que, dos cinco ajudantes, quatro eram engenheiros do IST, formados na década de 70, sendo três de Eletrotecnia e um de Mecânica, o Engº Ruano, mas o seu filho tinha acabado de entrar em Engenharia Eletrotécnica no IST.

Publicado em AMRAD