Mais dois «bandidos, terroristas ou criminosos» colocados no espaço

888logo

 

Nos Estados Unidos da América a notícia começa «Two radio amateurs to be aboard shuttle Atlantis».

Ironizando, em Portugal começaria assim «mais dois rádios-amadores potenciais criminosos, espiões, terroristas, bandidos, que atentam contra a segurança do estado vão ser colocados no espaço a bordo do vaivém Atlatis».

Convenhamos que as imensas declarações quer de responsáveis do governo, quer da administração central, quer de jornalistas de jornais e televisão, para serem sensacionalistas, não tiveram a mínima contenção e disseram junto da opinião pública, coisas e acusações contra o Radioamadorismo em Portugal, e no mundo, que gerou um verdadeiro estigma, erodindo mais de 100 anos de história e serviço público gratuito. Justamente aquilo que muita dessa gente não faz, nem em prol da Nação e da verdadeira Segurança do Estado (por quem são generosamente bem pagos).

Mas a notícia é a seguinte:

Mais dois Amadores de Rádio vão para o espaço a bordo do space shuttle Atlatis. São eles a astronauta e especialista de missão Heide Stefanyshyn-Piper, KD5TVR e Dan Burbank, KC5ZSX.
O space shuttle Atlatis é a missão STS-115 que partirá no dia 27 de Agosto p.f..

Estes são mais dois Amadores de Rádio (Cientistas) que fizeram os seus exames de aptidão na FCC americana (a entidade equivalente à ANACOM portuguesa) e que ao invés de como dizem as autoridades portuguesas «basta registar, para serem rádios-amadores» o que é mentira, estes tal como os Amadores de Rádio portugueses e em todo o mundo civilizado, estão sujeitos aos exames de aptidão estabelecidos no âmbito da CEPT pela UIT, e que lhes garantem depois os acessos a diversas classes e graus de competência técnica.

Publicado em Sem categoria