No dia 20 de abril duas réplicas do ISTSat-1 chamaram a atenção em dois acontecimentos mediáticos simultâneos: A Exposição / Feira anual da REP realizada em Óbidos e o Dia Aberto do IST, em Lisboa.
Na Exposição da REP esteve presente uma réplica em tamanho real do ISTSat-1 e um modelo de engenharia do ISTSat-1 em funcionamento. O modelo de engenharia transmitiu informações via rádio, análogas às que o ISTSat-1 transmitirá do espaço, que puderam ser descodificadas pelos radioamadores presentes na exposição.
A apresentação teve a participação do Prof. Rui Rocha do IST, líder do projeto ISTnanosat, e de dois sócios diretores da AMRAD, Vitor Silvestre e João Caria e foi um dos motivos de grande interesse da Exposição.
Na fotografia estão Luis Cupido, João Caria e Vitor Silvestre, três radioamadores especializados em instrumentos e em tecnologias de rádio para radioastronomia.
Nas inúmeras e interessantes atividades realizadas no dia aberto do IST, o Mestre João Paulo Monteiro no tema “Conversa com Cientistas”, moderado pela Dra. Joana Antunes, fez uma brilhante apresentação sobre o ISTSat-1, acompanhada da presença de uma réplica do ISTSat-1.
Esta apresentação despertou um grande interesse dos visitantes que esgotaram a capacidade do anfiteatro A5 do IST.
No anfiteatro A5 do IST as icónicas carteiras continuam decoradas com 80 anos de histórias, escritas pelos alunos que frequentaram o IST.
No fim da palestra, os visitantes, nomeadamente os mais jovens, colocaram questões muito interessantes sobre o ISTSat-1. A réplica do ISTSat-1 regressou ao Museu Faraday, mas alguns dos visitantes manifestaram interesse de a acompanharem e acabaram por visitar o Museu.
AMRAD em Páginas Sociais