A Suécia celebrou o centenário da primeira emissão de rádio, por voz humana, transmitida por Reginald Fessenden no dia 24 de Dezembro de 1906.
Na imagem (em cima) o operador da estação SAQ Alexanderson, é Lars Kålland, SM6NM, a transmitir em telegrafia, por código de Morse.
CQ CQ CQ DE SAQ SAQ SAQ =
THIS IS GRIMETON RADIO/SAQ IN A TRANSMISSION USING THE ALEXANDERSON 200 KW ALTERNATOR ON 17,2 KHZ.
TODAY WE CELEBRATE THE CENTENARY OF THE FIRST WIRELESS TELEPHONY TRANSMISSION IN THE WORLD, PERFORMED BY REGINALD A FESSENDEN FROM MASSACHUSETTS, USA.
WE WISH YOU ALL A MERRY CHRISTMAS AND A HAPPY NEW YEAR.
SIGNED:
THE ALEXANDER-GRIMETON VETERANRADIOS VAENNER ASSOCIATION
DE SAQ SAQ SAQ
AR K
A celebração foi feita, transmitindo uma mensagem telegráfica (em baixo) na frequência de 17,2 KHz, com um gerador-alternador de RF de 200 kW de potência, uma das mais antigas emissoras de telegrafia do mundo, que ainda não foi desmantelada.
O Código de Morse e a Telegrafia (manual) são a excelência de qualquer Operador de Rádio que se digne dessa qualificação.
A Radiotelegrafia tem sido progressivamente abolida pelos profissionais (militares e civis) por ser lenta, mas continua a ser o meio mais eficaz de se comunicar, foi a primeira comunicação digital, que chega onde nenhuma outra consegue alcançar, nas mais adversas condições.
Contudo são alguns operadores amadores de Rádio, que a preservam como património da humanidade recente, e como tecnologia das comunicações por fio e pela rádio, a TPF e TSF.
AMRAD em Páginas Sociais