Faz agora precisamente 100 anos que o engenheiro canadiano Reginald Fessenden em Dezembro de 1906 conseguiu emitir a voz humana, pela primeira vez, e sem necessitar de linhas telefónicas ou fios eléctricos. Esta descoberta revolucionaria o mundo e desde então não parou mais.
Graças à rádio e às radiocomunicações que hoje todos dispõem de dispositivos de comunicação telefónica sem fios ou ligações físicas, são o caso dos telefones GSM.
A Rádio vulgarizou-se tanto, que tudo hoje é feito através dela, a comunicação da voz, não faz mais sentido nem é novidade desde o momento que dispomos da rádio para transmitir imagens e dados a alta velocidade e para todo o mundo, através de redes integradas, de repetidores e satélites.
Nas imagens, aspectos originais das experiências de Reginald Fessenden, que emitiu na faixa de frequências entre 70 e 100 kHz, dispondo de osciladores mecânicos.
Na actualidade estas frequências não são mais empregues, pelas suas limitações de largura de banda e propagação, sendo empregues frequências de novos espectros, acima dos 1.000 MHz.
Na imagem ao centro, uma fotografia do Prof. Eng. Reginald Fessenden, em 1936, ano do seu falecimento.