Aeronaves lançadas de balões estratosféricos

O projeto de investigação Eye in the Sky fez história no dia 19 de setembro, ao lançar duas aeronaves a partir de balões a grande altitude, a 15 e 30 km respetivamente, alcançando um recorde nacional de voo de aeronaves não tripuladas em Portugal. Os voos, operados durante o exercício da Marinha Portuguesa REPMUS 24 (Robotic Experimentation and Prototyping with Maritime Unmanned Systems), com o apoio e colaboração da Célula de Inovação e Experimentação Operacional de Sistemas Não Tripulados da Marinha Portuguesa (CEOV), culminaram ambos com retumbante sucesso, com a aterragem de ambos os sistemas no NRP Setúbal.

O projeto Eye in the Sky, coordenado pelos investigadores Alexandra Moutinho e Carlos Henriques, e desenvolvido no âmbito do Instituto de Engenharia Mecânica através de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, permite fornecer uma cobertura alargada ao nível das comunicações e de imagens aéreas. Este projeto poderá assim ter aplicação na deteção e vigilância de incêndios, colocação de sensores em áreas remotas, oceânicas ou terrestres, e ainda como satélite temporário para observação da Terra ou repetição de comunicações de emergência. Destaca-se ainda, que a rapidez e facilidade de lançamento e as reduzidas assinaturas térmica e acústica tem atraído o interesse de potenciais utilizadores nos domínios civil e militar.
A Marinha, através da CEOV e do NRP Setúbal, contribuiu para o projeto através da cedência de hardware dedicado, otimização da aeronave e sua integração do sistema no comando e controlo e comunicações, bem como todo o apoio logístico necessário à realização desta experimentação.

A Zona Livre Tecnológica da Marinha Portuguesa em Troia, onde decorre o exercício REPMUS 24, de 9 a 27 de setembro, oferece condições ideais para o teste de novas tecnologias, ao possuir um enquadramento regulatório diferenciado, e onde o Instituto Superior Técnico tem participado, juntamente com a Marinha, em projetos de investigação e núcleos de estudantes.

hashtag#REPMUS24 hashtag#MaritimeUnmannedSystems hashtag#Innovationtechnologies hashtag#InnovationNATO hashtag#Artificialintelligence hashtag#StrongerTogether

Publicado em AMRAD