Tripulantes cumprimentam-se a bordo da estação espacial internacional

Expedition12-13-Arrival

Na foto da esquerda para a direita o comandante Pavel Vinogradov, RV3BS, o astronauta brasileiro Marcos Pontes, PY0AEB, comandante Bill McArthur, KC5ACR, o engenheiro de voo Jeff Williams, KD5TVQ, e o engenheiro de voo russo Valery Tokarev.

A 13ª expedição da estação espacial, liderada pelo comandante Pavel Vinogradov, RV3BS, chegou com segurança a bordo da ISS, no sábado de manhã, dia 1 de Abril. Pilotada pelo comandante Vinogradov a nave Soyuz TMA-8 acoplou na doca do módulo de serviço Zarya, após 2 dias de viagem da terra à ISS.

Depois dos airlocks serem abertos, os grupos encontram-se a bordo da estação, onde permanecerão juntos, numa pequena estadia de 8 dias. Está a acompanhar esta expedição o primeiro astronauta brasileiro, o coronel aviador Marcos César Pontes, PY0AEB.

Marcos Pontes irá proporcionar a umas largas centenas de crianças do Rio de Janeiro no Brasil e de Oeiras em Portugal, a oportunidade de efectuarem o primeiro contacto via rádio, em português, uma ocasião única em que as crianças irão participar numa aula de ciências do espaço ao vivo, directamente da ISS.

Marcos Pontes será no contexto cultural actual, o equivalente aos portugueses Magalhães, Gama e Cabral, quando Pontes 500 anos depois da descoberta do Brasil pelos portugueses, conduz para o Mundo na língua de Camões, a primeira de todas de todas as Radiocomunicações feitas a partir de uma nave espacial tripulada.

São organismos e homens estrangeiros, que dão apoio e conferem esta oportunidade das crianças do ensino básico e secundário do concelho de Oeiras, serem os pequenos pioneiros portugueses desta cruzada do saber e conhecimento.

Um trabalho humildemente iniciado em 2004, proporcionado pela AMRAD dentro do projecto ARISS, mas com o apoio de muitas entidades estrangeiras, designadamente de Gaston Bertels, de Tadeu Fernandes e da Agência Espacial Brasileira.

Publicado em ISS