Oito amadores de rádio no espaço

astronauta1s

 

São cinco os amadores de rádio que estão nesta altura a bordo da ISS a estação espacial internacional.
Um dos astronautas europeus que é amador de rádio, é o alemão Thomas Reiter – DF4TR da ESA, a Agência Espacial Europeia, e que agora se juntou oficialmente ao grupo da expedição 13 a bordo da ISS, onde permanecerá durante seis meses.

Thomas Reiter e outros sete astronautas, dois deles que viajam a bordo vaivém space shuttle, juntaram-se na ISS ao comandante Pavel Vinogradov – RV3BS e ao engenheiro de voo e científico Jeff Williams – KD5TVQ da NASA, são eles os astronautas americanos Michael Lopez-Alegria – KE5GTK e Sunita Williams – KD5PLB, e ainda, o cosmonauta russo Mikhail Tyurin – RZ3FT.

Integrados nesta missão estão a bordo do space shuttle STS-121 o comandante Steven Lindsey, o piloto Mark Kelly e mais dois amadores de rádios, os especialistas de missão Stephanie Wilson – KD5DZE, e Lisa Nowak – KC5ZTB, acompanhados de Michael Fossum e Piers Sellers.

Ao todo, e no presente momento, estão no espaço nada menos do que 8 cientistas que são Radioamadores.

O interesse tecnológico e científico pelo Radioamadorismo, mostram bem da importância que a vertente cognitiva do Radioamador Técnico possui, e tudo isto vem provar que além do desporto e da competição, na Rádio existem Ciência e Tecnologia.

Estes são factores determinantes de qualificação e saber, que as administrações nacionais das telecomunicações terão cada vez mais de saber explorar em favor da Cultura e da qualificação tecnológica dos jovens e cidadãos.

Publicado em Radioamadorismo