O primeiro astronauta que fala em língua portuguesa, é brasileiro, é o Coronel Marcos Pontes que já está no espaço.
É no âmbito do programa educativo da ARISS, com o apoio da Agência Espacial Brasileira, da Agência de Energia Russa, da ESA e da NASA que o Coronel Marcos Pontes, vai dispor alguns minutos da sua agenda de trabalho, para de bordo da estação espacial, poder proporcionar a alguns jovens do concelho de Oeiras o primeiro contacto directamente realizado entre uma estação terrena portuguesa e um astronauta a bordo da estação espacial internacional a ISS, é o primeiro astronauta que se expressa na língua de Camões.
O evento já está agendado, decorre no Observatório Aeroespacial de Oeiras, situado no Centro de Juventude de Oeiras, no dia 6 de Abril, pelas 10:41 horas UTC (11:41 hora local), durante a passagem orbital da ISS a 31º.
Marcos Pontes dará assim início ao Projecto Espacial Camões. Este projecto espacial visa para os próximos 8 a 10 anos, a construção de satélites para fins pacíficos e educacionais, entre organismos sem fins lucrativos de países da CPLP, um programa criado pela AMRAD (Portugal) em parceria com a AMRASE (Brasil).
AMRAD em Páginas Sociais